Sodalita
In√≠cio ¬Ľ Sodalita: tudo sobre beleza e significado do cristal

Sodalita: tudo sobre beleza e significado do cristal

Você sabia que a sodalita é considerada o cristal do poder? Quer saber mais sobre ela? Confira neste artigo as incríveis propriedades da sodalita!

Sodalita e suas tradi√ß√Ķes

A sodalita, tamb√©m conhecida como ‚ÄúPedra de Sal‚ÄĚ, nome que lhe foi dado na antiga Gr√©cia por ser composta quimicamente de silicato de s√≥dio e alum√≠nio, ou seja, Soda (sal) e Litio (pedra) √© considerada um cristal raro e muito poderoso e vem sendo usada desde a  antiguidade para combater infec√ß√Ķes e inflama√ß√Ķes por seu alto teor de s√≥dio.

Veja tamb√©m: Quais s√£o as pedras dos signos? Confira aqui!

Ainda na Gr√©cia antiga, a sodalita era usada como uma pedra de prote√ß√£o e tamb√©m para despertar dons art√≠sticos natos. Assim, escritores, escultores, pintores, atores teatrais e outros artistas passaram a utilizar o cristal para potencializar esses dons. Nos dias atuais, o cristal √© tido pelos gregos como sin√īnimo de riqueza e sofistica√ß√£o.

O cristal √© origin√°rio da √Āfrica, mas tamb√©m pode ser encontrado no Brasil, Canad√°, Estados Unidos e √ćndia. Suas cores variam desde o azul Royal ao azul escuro, com mesclas em tons de cinza, preto e branco e algumas vezes com pirita, que √© um sulfeto de ferro muito parecido com o ouro por ser bastante brilhante, que tamb√©m √© conhecida como falso ouro ou ouro dos tolos.

A sodalita costuma ser bastante confundida com o L√°pis-laz√ļli, por sua colora√ß√£o. E elas s√£o pr√≥ximas realmente no aspecto geol√≥gico, nas propriedades hol√≠sticas e medicinais. Mas, o L√°pis-laz√ļli √© um pouco mais caro que a sodalita.

Azul Princesa

A sodalita nunca teve muita import√Ęncia ornamental e era utilizada somente como amuleto e para a cura. No ano de 1891 foi descoberta em Ont√°rio, no Canad√° uma imensa mina do cristal, o que chamou a aten√ß√£o da Princesa Patr√≠cia de Connaught, da Inglaterra. Encantada com sua beleza, a Princesa decidiu decorar o interior de sua resid√™ncia, a Marlborough House, com a sodalita, passando ent√£o a ser conhecida como Azul Princesa.

Veja tamb√©m – Pedra √Āgata: cura, equil√≠brio e muita beleza

Na atualidade, a sodalita tem significados e virtudes diferentes para alguns povos. Por exemplo, para a China e o Jap√£o, √© o cristal da gratid√£o e da paz. J√° na Irlanda, os povos celtas, que viviam em vilas ou aldeias chamadas de t√ļath, onde cada uma possu√≠a um l√≠der, √© considerado o cristal dos profetas. Na √Āfrica, a sodalita √© um cristal ligado √† prote√ß√£o.

Benefícios da sodalita na psique

A sodalita é responsável por ativar a percepção, despertar a intuição e possibilitar uma maior conexão com seu Eu interior. Assim, desenvolve o conhecimento superior, aumenta a percepção, a capacidade de aprendizado, a sabedoria, a consciência e a comunicação. O cristal tem um grande poder em amenizar as pessoas com tendência à agressão verbal, em razão do seu profundo tom azul, que irradia paz, serenidade e tranquilidade.

Usado durante a meditação, o cristal atua junto ao terceiro olho, aumentando a percepção do que é mais importante e profundo para a vida. A sodalita estimula a inteligência e o pensamento lógico, assim, pode provocar enormes mudanças nas atitudes pessoais. Também tem o poder de abrir o subconsciente para a canalização de intuição e ampliar a vidência.

O cristal tamb√©m tem o poder de equilibrar a mente, afastando ilus√Ķes e medos, e atuar na resolu√ß√£o de conflitos internos. Desta maneira, √© poss√≠vel entender melhor os sentimentos, proporcionando equil√≠brio emocional, aumentando a autoconfian√ßa, o poder de decis√£o e a coragem.

Veja tamb√©m – Pedra Aquamarine (ou √Āgua Marinha): tudo sobre a pedra

Como j√° dissemos, a sodalita energiza os processos criativos, despertando os dons naturais dos artistas, aumentando a sua inspira√ß√£o, al√©m de fortalecer a comunica√ß√£o entre as esferas mais elevadas. Favorece o intelecto, o pensamento l√≥gico e racional, dissipando ilus√Ķes e trazendo clareza e verdade. O cristal tamb√©m auxilia no equil√≠brio entre o consciente e o subconsciente, proporcionando um maior poder de resolu√ß√£o em v√°rios aspectos da vida, aumentando a coragem.

A sodalita √© o √ļnico cristal com a capacidade de auxiliar na comunica√ß√£o com outros planos astrais. Por sua intensa colora√ß√£o azul, o cristal tamb√©m √© capaz de debloquear energia para equilibrar mente e esp√≠rito, al√©m de ser muito utilizada em terapias alternativas pelo seu poder de amenizar obsess√Ķes. O cristal tamb√©m auxilia na concentra√ß√£o, no entendimento de estudos ocultos e a desenvolver a telepatia.

Considerado o cristal das respostas para as quest√Ķes mais √≠ntimas e profundas, a sodalita auxilia na abertura da mente, proporcionando mais direcionamento e foco, aumentando a seguran√ßa interior, permitindo uma melhor tomada de decis√£o. O cristal tem o poder de aniquilar influ√™ncias espirituais, ou de relacionamentos que se tornaram destrutivos, afastando as energias negativas e mal√©ficas.

A sodalita também influencia muito aqueles que almejam a projeção astral. Na antiguidade, um pequeno cristal era colocado dentro da água, que é uma grande armazenadora de energia, para também liberar toda a energia vital contida nele. Desta maneira, uma pequena quantidade de água era ingerida para se alcançar a projeção astral. Também era, e ainda é de costume colocar o cristal sob o travesseiro para alcançar a projeção astral.

Benefícios da sodalita do físico

A sodalita al√©m de atuar no campo energ√©tico e emocional, tamb√©m traz in√ļmeros benef√≠cios para o corpo f√≠sico. Na sua composi√ß√£o qu√≠mica s√£o encontrados minerais como o s√≥dio, alum√≠nio, zinco, mangan√™s e c√°lcio, capazes de harmonizar os sistemas linf√°ticos e end√≥crinos, inclusive favorecendo o emagrecimento. O cristal tamb√©m atua em processos inflamat√≥rios e infecciosos, principalmente na laringe, garganta e traqueia.

Veja tamb√©m – O poder e a beleza da Turmalina Rosa

O cristal auxilia na cura do sistema nervoso central, no fortalecimento do sistema imunol√≥gico, regula a produ√ß√£o de horm√īnios por corrigir disfun√ß√Ķes da tireoide, e previne contra as alergias. Segundo alguns especialistas em pedras e cristais, a sodalita ajuda no combate as radia√ß√Ķes, sendo importante seu uso por pessoas de trabalhem com materiais radioativos e com aparelhos de Raio-X.

Como limpar e energizar a sodalita?

A sodalita deve ser limpa e energizada constantemente. Para isso, coloque o cristal em um recipiente com água e sal grosso e deixe repousar por três horas. Retire o cristal e enxugue-o bem, pois a água contém iodo o que pode alterar a sua coloração. A sodalita é um cristal lunar, então, pode abusar dos banhos de lua para mantê-la sempre energizada.

Deixe seu coment√°rio