Início » Jaspe Amarelo: conheça o seu significado e como usar

Jaspe Amarelo: conheça o seu significado e como usar

jaspe amarelo é uma pedra de garimpo extraída de minérios, ou seja, diretamente da natureza. Diferente de outras pedras, esta não feita em laboratórios. É uma pedra encontrada na Índia, México e África do Sul. Geralmente, como o próprio nome já diz, tem cor amarela ou bege.

Além disso, o jaspe amarelo é considerado uma pedra sagrada e foi muito utilizado antigamente por povos e civilizações. Segundo esses povos, a pedra serve para tanto para o uso físico como também para o uso espiritual, para fins de proteção e cura em algumas civilizações.

Veja também: Mocaita é um tipo de jaspe de origem australiana

O que é o jaspe amarelo? 

O jaspe é uma pedra que pode ser encontrada em todo o mundo e existe uma vasta variedade de cores e formas. Jaspe é uma palavra de origem grega, cujo significado é “Ágata”, fazendo jus ao seu agrupamento Ágata e Calcedônia, onde se encontram diversos tipos de quartzo, fibrosas e granulosas.

Jaspe é constituído de uma variedade bastante densa e não possui brilho, é microcristalina. Alguns possuem tipos grãos bastante finos, semelhantes aos grãos de açúcar.

Significado: contexto histórico e religioso

Para os judeus da antiguidade, o jaspe foi a pedra principal de Jerusalém. Era bastante conhecido como um causador de chuvas. Segundo a crença, o jaspe amarelo era capaz de manter os maus espíritos longe e, também, transmitir proteção à picadas de bichos, como a cobra.

Era uma pedra bastante valiosa para a antiguidade e foi citada em revelações bíblicas. Já os gregos tinham a crença de que o jaspe poderia auxiliar no casamento, transmitindo harmonia e felicidade, como também ajudar na gravidez.

Uma pedra historicamente idolatrada como um dos maiores talismãs de sabedoria e proteção, era usado por sacerdotes, xamãs e outros diversos guias espirituais, que auxiliavam os indivíduos em viagens astrais.

Apesar de ser uma pedra antiga, os seus valores são mantidos até hoje, tanto os físicos quanto os espirituais. Na Índia, é uma pedra extremamente respeitada por suas grandes propriedades de cura.

Os benefícios do jaspe amarelo foram destacados não só em civilizações e povos, como também por médicos, magos, escritores de poesias, cientistas, estudiosos de pedras, entre outros tipos. Ou seja, é uma pedra extremamente valiosa para a população em geral. Há alguns estudos sobre o jaspe amarelo que confirmam alguns pontos e benefícios citados acima.

É válido ressaltar que o jaspe amarelo é apenas um dos diversos tipos existentes. A pedra possui uma grande variedade de cores e cada cor possui um significado.

Veja também:

Jaspe Vermelho: tudo o que você sempre quis saber sobre a pedra

Benefícios 

Compre Cristais e Pedras na Amazon





A pedra tem vários benefícios à saúde física e mental. Possui efeitos de cura para problemas no pâncreas, rins, fígado e, também, na vesícula. É um desintoxicador que ajuda na produção de sucos gástricos e bílis, contribuindo com efeito curativo para situações de diarréia, doenças intestinais, hemorróidas, entre outros.

O jaspe amarelo também previne o hipertireoidismo, que ataca geralmente mulheres entre 30 e 40 anos. O uso do jaspe amarelo diminui problemas como insônia, nervoso excessivo, alguns distúrbios menstruais, queda de cabelo, etc.

Além disso, o jaspe amarelo é um excelente auxiliar em situações de tensão, pois transmite tranquilidade, proporciona proteção e absorve energias negativas.

Segundo crenças, estimula a honestidade, o ser humano a ser melhor e, também, ajudar o outro a evoluir. É um encorajador, passando confiança para quem usufruir da pedra, para enfrentar problemas internos e externos de uma forma mais tranquila e positiva. Ajuda a melhorar minhas de raciocínio e, também, a capacidade de organização.

De acordo com algumas culturas, o jaspe alinha os chakras. O amarelo auxilia em viagens espirituais e lembranças de sonhos. Além de alinhar o chakras, também equilibra a aura da pessoa, o emocional, o corpo físico e o mental. Também é usados para fins sexuais, ajudando a prolongar o prazer.

A pedra liga o indivíduo à energia solar, proporcionando felicidade, harmonia e muita positividade. Permite que você faça essa conexão sem se desconectar da terra e trazendo uma energia indispensável ao corpo.

O jaspe amarelo aumenta a autoconfiança, principalmente em momentos em que o indivíduo está fora de sua zona de conforto. Ter um jaspe amarelo ao seu redor ajuda com os sentimentos de estresse, ansiedade e angústia, que são substituídos por sentimentos positivos, de alegria e felicidade.

Pode-se dizer que o jaspe amarelo funciona como uma espécie de adrenalina, que auxilia na regeneração e repor a energia do corpo e da mente. Por isso, é recomendado levar uma pedra de jaspe sempre que estiver se sentindo um pouco mal.

Veja também:

Pedras e cristais que curam: quais os mais procurados?

Como usar o jaspe amarelo

Para utilizar o jaspe amarelo, é necessário posicioná-lo em um local apropriado, para que tenha contato com a pele. Recomenda-se ser usado a longo prazo, pois a pedra tem um efeito lento.

Para fins espirituais, como para combater energias negativas, coloca-se uma pedra bem grande de jaspe como decoração. O jaspe, quando é colocado na testa ou qualquer lugar onde o indivíduo esteja sentindo dores ou incômodos, após algum tempo, é possível notar um alívio.

Onde deve ser usado?

Para fins físicos, é recomendável ser usado no pâncreas, rins, fígado, doenças no intestino, hemorróidas, problemas no sono, tireóide e mais alguns problemas.

Já para fins espirituais, é usado para alcançar uma melhor convivência com o próximo, auxiliando na compreensão, no autoconhecimento e no fortalecimento da memória. Pode ser usado na meditação.

Como o jaspe amarelo é extraído?

As pedras de jaspe amarelo são extraídas diretamente do solo. São encontradas em minas e em diferentes locais. Quando são retiradas, geralmente vêm cobertas de camadas de terra e com algumas incrustações, pois estão no local há muito tempo.

Os jaspes amarelos são vendidos de diversas formas: naturais, algumas vezes tingidos, polidos ou brutos, em formatos diferenciados, etc. Enfim, tudo vai depender do mercado que irá receber.

Geralmente, as pedras são garimpadas e cortadas para seguirem ao seu destino. Podem ser cortadas em formatos de porta-jóias, chapadas ou objetivos de enfeite. Após serem cortadas, as pedras são lavadas com água e um pouco de detergente. Caso a pedra esteja muito suja e difícil de limpar, é autorizado o uso de soda cáustica.

O valor do jaspe amarelo irá variar de acordo com o seu tamanho. Pedras pequenas podem custar a partir de R$ 10. Já as maiores, chegam a pouco mais de R$ 100. Tudo irá depender do tamanho da pedra a ser comprada.





Deixe seu comentário