Início » Jeremejevita: conheça mais sobre esse raro mineral

Jeremejevita: conheça mais sobre esse raro mineral

A jeremejevita é um dos minerais mais raros que existem. Sua fórmula química é a Al₆B₅O₁₅ (F, OH)₃. E acredita-se que tenha sido descoberto no final do século XIX.

Trata-se de um mineral das classes dos boratos. E pode ser encontrado na natureza em diversas cores, sendo também incolor. Interessante, não é mesmo?

E se você quer saber mais sobre a jeremejevita, continue a leitura dos próximos parágrafos!

História da jeremejevita

A jeremejevita foi encontrada pela primeira vez em 1883, na Rússia, e o seu nome faz uma homenagem a Pavel Jeremejev, um entendedor de mineralogia e cristalógrafo russo.

Acredita-se que a maior pedra de jeremejevita que já foi encontrada possui somente 12 gramas. Mas, apesar de ter sido descoberta na Rússia pela primeira vez, foi somente na Namíbia que foram descobertas quantidades razoáveis.

Ali, encontrou-se esse mineral com qualidade de gema, ou seja, eles possuíam um tamanho para serem cortados e eram mais claros. Mas, mesmo assim, encontrou-se uma quantidade relativamente pequena. Por conta disso que o seu preço é sempre muito alto.

Quando encontrada, a jeremejevita possui uma forma hexagonal prismática. E, nos locais em que é encontrada, também atestou-se a formação de albita, turmalina, domolita e quartzo.

Muitas vezes, elas possuem um tamanho um pouco maior do que um grão de arroz. São extremamente pequenas.

Veja também:

Escala Mohs: tudo sobre a dureza dos minerais

O nome e sinônimos

A Jeremejevita não possui nenhum sinônimo. Entretanto, você pode encontrar seu nome com várias grafias.

Por isso, não se assuste se em algum momento alguém disser que você está escrevendo errado. O que acontece é que há várias formas de se escrever.

Um dos exemplos, além de jeremejevita, são: jeremejevite, yeremeyite e jeremejewite. A depender do idioma, ainda poderá ter uma pronúncia diferente.

Compre Cristais e Pedras na Amazon





Cores da pedra e possíveis confusões

A jerejemevita pode ser confundida com outras pedras, principalmente se você for leigo no quesito dos minerais. Por isso, se for adquirir uma, é muito importante que você saiba corretamente a procedência dela.

Tenha muito cuidado para não ser enganado quando for adquirir um item tão caro como esse.

Ela é incolor, mas também pode ser meio amarelada e até mesmo com tons azulado. É por conta dessas cores que ela pode ser confundida com outros minerais.

Como não se confundir e nem ser enganado?

O importante para que você não confunda a jeremejevita com outros minerais e, também, não seja enganado é saber o seu índice de refração. É ele quem irá te indicar se a sua jerejemevita realmente é original.

Por conta de sua refração que acredita-se que ela pode refletir também parte de sua alma e, por conta disso, te ajudar a passar por situações mais difíceis de sua vida.

Ainda, para não se enganar e nem ser enganado, é importante saber que a jeremejevita possui outras características. Ela é dura e não é quebradiça.

Por conta dessa sua propriedade que ela é muito indicada para joias. Entretanto, caso acontecesse algo com a pedra de uma joia, dificilmente seria possível fazer uma reforma no acessório e trocar a jeremejevita.

Outra característica e curiosidade a respeito desse mineral é que ele é um piezelétrico. Ou seja, ele produzirá energia elétrica quando uma força for aplicada sobre ele.

Ele é um transdutor de força. Basta apenas uma força mecânica para que ele produza energia.

Veja também:

Diamante: conheça a sua origem e características

Usos da jeremejevita

O uso mais comum para esse mineral da classe dos boratos é para jóias. Mas não pense que você irá encontrar com facilidade.

Apesar de muito bonito, cobiçado e de haver demanda por esse mineral, ele raramente é encontrado.

Por isso, se quiser uma jeremejevita, é bom saber que terá de usar um bom valor e, também, procurar bastante para conseguir comprar alguma.

Esse mineral é mais indicado para colecionadores do que para serem feitas joias. Isso porque, apesar de sua beleza, ele não é fácil de ser encontrado, como dissemos anteriormente.

Como os locais em que foi encontrado tinha porções muito pequenas de jeremejevita, ele acaba mais sendo considerado uma relíquia do que um artigo de decoração.

Outras propriedades da jeremejevita

Além de ser utilizado para a decoração, a jeremejevita possui uma energia. E essa energia possui uma vibração que afirma-se que, mesmo diante do seu tamanho, é possível de senti-la.

Ele possui ótimas qualidades metafísicas e pode ajudar a alguém que esteja passando por mudanças em sua vida. Por diminuir as dores que possam existir nesse processo, as coisas tendem a se tornar mais fáceis para quem possui essa pedra.

Esta pedra também costuma a ser utilizada para ajudar a potencializar a meditação. Nesse caso, ela pode ser utilizada para a clarividência e até mesmo para o autoconhecimento.

Além disso, acredita-se que há características de cura e pode ajudar a quando há um desenvolvimento desenfreado e desorganizados de células que podem ser nocivas ao corpo.

Veja também:

Pedras e cristais que curam: quais os mais procurados?

Cada um dos tipos e minerais da jeremejevita possuem uma propriedade de acordo com a sua cor. Assim, a depender de sua necessidade, você pode selecionar a melhor pedra jeremejevita para sua necessidade.

Acredita-se que a jeremejevita é muito eficiente para ajudar nos casos em que se perde alguém querido. Ela pode ajudar para que esse processo de readaptação seja menos conturbado e, também, menos doloroso.

A jeremejevita também pode ajudar quando há um quadro de doença que exige uma mudança em sua vida. Por exemplo, se você precisa passar por uma drástica mudança em sua alimentação ou se já não pode se locomover como antes por conta da doença.

A pedra irá te ajudar nesse processo de adaptação para que você passe por essa mudança da melhor maneira possível e consiga ter qualidade de vida.

Combinação com outras pedras

Você também pode misturar essa pedra com outras para ter um melhor rendimento. Dessa maneira, poderá ter um tratamento mais eficiente para as dores, como a causada por um luto.

Se você combinar com a lepidocrocite já terá uma resposta maior. Assim como a aquamarine. Portanto, se você é um amante de minerais, não deixe nunca de conhecer as outras propriedades que eles podem ter para além de ser um enfeite em uma joia.





Deixe seu comentário