Constituída basicamente por óxidos de ferro II e III, a magnetita é um mineral magnético de forma cristalina isométrica. Sua dureza fica entre 5.5 e 6.5 Mohs. Além de ser muito bonita, é considerada também muito poderosa pelos estudiosos e interessados nos poderes das pedras.
Considerada a pedra-íma mais magnética dentre todos os minerais conhecidos, por muito tempo, a magnetita foi utilizada para construir bússolas.
Veja também: Pedra Ônix: beleza estonteante e muito poder!
Seu nome deriva da região onde era mais comumente encontrada na antiguidade, a Magnésia, região da Grécia. Por sua vez, “magnésia” significa “lugar de pedras mágicas”. De acordo com os gregos, essas pedras se atraíam magicamente.
Seu formato característico é o de pequenos grãos irregulares. Os maiores depósitos de magnetita podem ser encontrados no nordeste da Suécia, mais precisamente em Kiruna, e também nas Montanhas Adirondack, localizada em Nova York, nos Estados Unidos.
Apesar desses locais abrigarem os maiores depósitos do mineral, o mesmo também pode ser encontrado na Alemanha, na Itália, na Noruega, no México, na Índia, na África do Sul e em alguns estados norte-americanos como Carolina do Norte, Colorado, new Mexico, Nova Jérsei, Pennsylvania, Virginia e Utah.
Vez ou outra, a magnetita pode ser encontrada em praias de areia mineral, areia preta ou areia ferrosa. Esses tipos de areia, por sua vez, podem ser encontrados especialmente na California (Estados Unidos) e na costa oeste da Nova Zelândia.
Veja também – Super seven: um cristal de propriedades fantásticas
A magnetita origina-se da erosão do solo provocada pelos rios que chegam ao mar. Também pode ser encontrada em alguns meteoritos.
Quando aquecida a temperaturas superiores a 500 °C, a magnetita se transforma em hematita.
A coloração desse mineral é um mistério. Isso porque a magnetita pode ser encontrada em cores variadas, o que, por vezes, atrapalha sua identificação à primeira vista, mas sua coloração mais frequente envolve tons de cinza.
Propriedades medicinais e poder curativo da magnetita
A medicina alternativa, há muito tempo, reconhece as propriedades medicinais da magnetita. Devido ao seu poder curativo, agora estão em andamento, também, alguns estudos dentro da medicina tradicional a fim de utilizar este mineral como agente universal de tratamento.
Magnetita contra o câncer
Uma das propriedades mais incríveis da magnetita tem a ver com uma das doenças mais complicados de que se tem conhecimento: o câncer.
Em 2016, testes feitos em laboratórios da USP, em São Paulo, indicaram que o mineral teria o potencial de combater células cancerígenas.
Os testes mostraram que o nanopartículas de magnetita, quando superaquecidas, podem matar as células que causam o câncer. As células tumorais não resistem a altas temperaturas. O estudo mostrou que quando aquecidas a cerca de 42 °C, as células cancerígenas morrem e as sadias ficam intactas.
Propriedades anti-inflamatórias e muitos outros benefícios para a saúde
Alguns outros estudos comprovam que a magnetita tem grandes propriedades anti-inflamatórias e, por isso, é utilizada em uma série de tratamentos.
O mineral também age de modo positivo no sistema circulatório, aprimorando-o e fortalecendo-o.
Dentre outros benefícios, a magnetita também é excelente:
- Para a pele;
- Para os músculos;
- Para quem busca o relaxamento;
- Para o cabelo;
- Para o fígado;
- Para os rins;
- Para as bexigas;
- Para as artérias.
Não é de se espantar por que a medicina tradicional vem buscando cada vez mais respaldo nos poderes da natureza.
Propriedades místicas
É claro que a magnetita, assim como outros minerais, também tem algumas propriedades místicas. Dentre elas, destaca-se seu grande poder de sugar e dispersas energias negativas, atraindo apenas as energias positivas do ambiente e favorecendo todos que estão ao seu redor.
Acredita-se também que o mineral é ótimo para favorecer a telepatia e a meditação. Sendo assim, é uma boa ferramenta para quem busca desenvolver esse tipo de habilidade.
Como a magnetita age no corpo mental, espiritual e emocional?
Ainda falando sobre suas propriedades místicas, no campo mental, a magnetita supostamente tem o poder de desobstruir bloqueios que seu portador cria em sua própria mente ao longo da vida. Assim, portanto, acredita-se que se você é uma pessoa muito negativa, ao portar esse mineral, poderá se livrar desses bloqueios e, assim, ter uma vida melhor.
No campo espiritual, muitos atribuem o mineral ao poder de renovar completamente as formas da alma. Em tratamentos como a cristaloterapia, por exemplo, a magnetita é utilizada para ativar todos os principais chakras do corpo, permitindo um melhor desenvolvimento do ser humano de forma integral.
Veja também – Quais são os tipos de cristais esotéricos? Conheça detalhes aqui!
Agora, sobre o campo emocional, os tímidos de plantão que acreditam no universo místico irão gostar dessa informação: acredita-se que a magnetita possui o poder de ajudar nos problemas relacionados a timidez excessiva.
Signos relacionados
Esse é um assunto que, com certeza, tem tudo a ver com os esotéricos e amantes da astrologia. Acredita-se que cada signo do zodíaco tenha uma relação com as vibrações específicas de um mineral. Sendo assim, cada mineral estaria relacionado a um ou mais signos de acordo com sua energia.
Os signos relacionados à magnetita são:
- Virgem;
- Áries;
- Câncer;
- Capricórnio.
Assim, os virginianos, arianos, cancerianos e capricornianos que utilizarem uma magnetita em sua casa ou junto ao seu corpo, em formato de joia, terão os benefícios desse mineral ativados com mais facilidade.
Profissões relacionadas
A magnetita também é conhecida como “pedra de Héracles” ou “pedra de cevar”. Acredita-se que a mesma esteja intimamente ligada a uma série de profissões que exigem muita energia de seus trabalhadores, tais como:
- Pedreiros;
- Faxineiros;
- Garis.
Ao mesmo tempo, também pode se relacionar bem com profissões que exigem um maior esforço intelectual como:
- Engenheiros;
- Escritores;
- Designers.
Como limpar e energizar sua magnetita?
Do ponto de vista místico, as pedras precisam sempre ser limpas e energizadas para que continuem fornecendo ao seu portador todos os benefícios possíveis.
Para purificar as energias de sua magnetita, basta lavá-la em água corrente e sal grosso por cerca de 5 minutos. Em seguida, você deve secá-la muito bem com um pano macio, já que mantê-la úmida pode causar sua corrosão por se tratar de uma pedra metálica.
Já para energizá-la, deixe-a exposta à luz solar por aproximadamente 2 horas e, mais tarde, ao luar por aproximadamente 4 horas.
Deixe seu comentário