Pedra Obsidiana
Início » Obsidiana: poderes e curiosidades sobre a pedra

Obsidiana: poderes e curiosidades sobre a pedra

Você gosta de pedras e cristais? Nessa matéria, veja todos os poderes, significados e propriedades da Pedra Obsidiana e use este forte amuleto em sua vida para ajudar nos momentos difíceis e tomar decisões mais acertadas!

Mais uma gema semipreciosa da enorme família do quartzo, a Pedra Obsidiana é uma rocha ígnea extrusiva. Sua composição química é SiO2, um dióxido de silício, como a Ametista e o Jaspe Vermelho. Sua composição também contém magnésio e ferro.

Veja também: Saiba tudo sobre a Pedra Ágata Rosa e seu poder!

De acordo com os elementos que formam esta rocha de origem vulcânica, as cores podem mudar do negro para o preto azulado, ou preto esverdeado, cinza, ou cinza esverdeado.

Poderes das profundezas da Terra

A Pedra Obsidiana também é conhecida como vidro vulcânico.

O nome deriva de um famoso filósofo e cientista romano do começo da era cristã. Seu nome era Plínio, o velho. E ele notou que a rocha, produzida por rápido resfriamento da lava vulcânica, dava origem a uma pedra muito semelhante a outra encontrada na Etiópia por um explorador romano chamado Obsius.

Em seu livro “História Natural”, Plínio homenageou a nova gema, a Pedra Obsidiana, com o nome do descobridor da pedra semelhante encontrada no continente africano. O nome em latim era obsiânus lapis.

Gemas de Pedra Obsidiana vêm sendo usadas desde a idade da pedra. Achados arqueológicos encontraram especialmente no Oriente Médio utensílios diversos e objetos talhados em Pedra Obsidiana. Mas atualmente, objetos cortantes próprios para cirurgias delicadas estão sendo feitos deste mesmo material.

Bisturis para cirurgias muito delicadas podem ser encontrados feitos de Pedra Obsidiana. O motivo disso é que o material deste mineralóide proporciona um corte até 5 vezes mais fino e preciso que as lâminas de aço.

A navalha de vidro vulcânico criada com o corte preciso de uma Pedra Obsidiana proporciona mais precisão no corte e agride o tecido menos do que o aço cirúrgico e não alergênico, possibilitando recuperação mais rápida da lesão causada pela cirurgia.

Pedra Obsidiana

Onde há vulcões, podem haver obsidianas

Incrível pensar que algo tão delicado pode ser proveniente do enorme poder destrutivo de uma erupção vulcânica, mas a Pedra Obsidiana é formada após estas tremendas explosões e, mesmo assim, sua resistência e dureza ainda são baixas, ficando entre 2 e 3 mohs, podendo alcançar, dependendo da composição, 5 ou 6 mohs, que é a medida de dureza de uma rocha.

Apesar de frágil, a versatilidade da Pedra Obsidiana vai para muitas áreas da engenhosidade humana.

  • Polida adequadamente, serve como um caro e bonito espelho;
  • Com adornos de aço ou prata, é linda se usada como joia semipreciosa;
  • Para lâminas de corte preciso, a Pedra Obsidiana é um dos melhores materiais do mundo;
  • Nas artes místicas, é usada para proteção;
  • Índios do norte das Américas usavam a obsidiana para aumentar a visão, tanto para o além, como para enxergar dentro de si mesmos;
  • Os antigos povos maias já usavam facas de Pedra Obsidiana em seus sacrifícios rituais;
  • Os povos astecas do México homenageavam seu deus Tezcatlipoca com estátuas feitas de Pedra Obsidiana polida, até se tornar um espelho, e diziam que estas estátuas ajudavam a ver o futuro e obter visões.

Pedra Obsidiana, a Pedra Protetora

Esta gema negra e sedutora por seus pequenos brilhos e alguns detalhes de extrema luminosidade é usada como excelente amuleto protetor contra magias negras, negatividade pessoal ou de outros, espanta más influências e age contra ataques energéticos. Muitos que usam a obsidiana dizem que a joia é eficaz também contra inveja e mau-olhado.

Também é utilizada como potencializador da vontade. Se sua vontade é fraca, medite utilizando a Pedra Obsidiana, também chamada de obsidiana negra, como catalisador ou auxiliar para sua vontade.

Terapias para o corpo utilizando a Obsidiana

Além do caráter protetor da obsidiana negra, entre suas características e usos estão a proteção espiritual e a desintoxicação do corpo. Em suas muitas funções, estão:

  • Facilita a digestão, agindo no sistema digestório tratando vários males;
  • Desfaz bloqueios espirituais;
  • Elimina tensões no corpo físico e no corpo espiritual;
  • Para as articulações, é indicada no combate a artrites;
  • Também age no sangue, auxiliando na boa circulação;
  • A Pedra Obsidiana é também indicada para os casos mais graves de cólicas;
  • Como gema divinatória, pode ser colocada no terceiro olho para abrir a visão;
  • No mesmo local, serve para romper as barreiras mentais que criamos e ajuda a clarear a mente.

Pedra Obsidiana

A Obsidiana pode ser seu maior inimigo

Conhecida por trazer à tona o que está no centro da Terra, a Pedra Obsidiana é também utilizada para abrir as formas de percepção de seus portadores. Entre os poderes desta gema negra estão justamente a capacidade de abrir a visão e de fazer a pessoa refletir com mais cuidado sobre suas ações e seu caminho.

É com o uso correto da obsidiana negra que você poderá reunir os elementos místicos para fortalecer a concentração e avaliar se sua evolução está da forma como gostaria de que estivesse. Porém, o preço a se pagar pela iluminação é muitas vezes alto e envolve decepção, mágoas e confrontações.

Como você reagiria se soubesse que suas atitudes são responsáveis por dificuldades que você está passando neste momento?

Como você ficaria se, ao meditar com a ajuda da Pedra Obsidiana, descobrisse que você é na verdade seu maior inimigo?

Preguiça, desculpas, comodismo, zona de conforto, visões negativas, mas realistas sobre nós mesmos, ou um jeito pessimista de viver podem ser ervas daninhas que plantamos em nosso coração e alma. Utilizando corretamente a obsidiana em cada chakra, no momento e nas circunstâncias certas, é possível determinar se o erro ou o atraso em sua evolução estão vindo de fora ou de dentro de você.

É preciso coragem, foco e cuidado na hora de usar a Pedra Obsidiana para o autoconhecimento.

Detalhes da Obsidiana

  • Signo – Escorpião;
  • Energia de proteção;
  • Usada no primeiro chakra para o corpo. Em outros chakras, seu uso depende do trabalho a realizar;
  • Para a saúde – indicada para o sistema digestório, males ligados ao sangue e dores musculares;
  • Facilmente encontrada no mundo todo, em regiões vulcânicas;
  • Jardineiros, fazendeiros e psicólogos se beneficiam com o uso profissional da Pedra Obsidiana.

Deixe seu comentário