Rutilo ou Quartzo Rutilado
Início » Rutilo ou Quartzo Rutilado: são diferentes? Quais os significados?

Rutilo ou Quartzo Rutilado: são diferentes? Quais os significados?

Para iniciar a descrição e qualidades desse importante mineral, é bom esclarecer desde logo: rutilo ou quartzo rutilado são a mesma coisa, ou seja, a mesma pedra. Possui grande utilidade e aplicações variadas, em itens que vão da fabricação de joias à investigação científica, passando pela construção civil e produção industrial.

Essa grande gama de utilidades é conferida pelo quartzo por ser este um mineral cristalino e muito duro. Sua formação geológica também é bastante diversa, o que depende das misturas naturais a outros minerais, entre os quais o rutilo, o que faz surgir o quartzo rutilado. Algumas de suas variações são valiosíssimas, em suas diferentes aplicações.

Veja também: Ametista: beleza, poder e muitos significados

O quartzo, por exemplo, pode assumir aspectos bem coloridos, o que depende das ‘impurezas’ que recebe da natureza e que passam a fazer parte de sua constituição. Nascem aqui formas como o citrino, quartzo rosa, ametista e, claro, o quartzo rutilado.

Energia que abre caminhos

Sua formação geológica é o dióxido de silício – este é o quartzo em termos químicos. Quando recebe da natureza uma cobertura de rutilo, ou que pode estar em forma de fibras em seu interior, este mineral cristalino recebe a denominação de rutilo ou quartzo rutilado.

O rutilo é um mineral composto em sua maioria pelo dióxido de titânio, o TiO2. O rutilo ou quartzo rutilado quase sempre vem na cor avermelhada, mas, também pode aparecer em tons de marrom e até cinza. Rutilo vem da palavra latina que significa vermelho ou reluzente, ou seja, rutilante.

É este mineral fantástico que muitos povos, de história milenar, admiram e se valem dele há séculos em busca de sua poderosa energia, que pode abrir caminhos e desobstruir campos minados pela energia negativa, possibilitando o sucesso pessoal, prosperidade e, para algumas profissões, auxiliar quanto ao poder de manifestação.

Profissões e estímulo sexual

Por isso, preste atenção, se você exerce algumas destas profissões:

  • Motorista
  • Eletricista
  • Engenheiro
  • Ou outra qualquer que utilize maquinário

Rutilo ou Quartzo Rutilado

O rutilo ou quartzo rutilado é sua âncora cósmica. Ele realinha a pessoa com o centro da Terra e o próprio centro da Galáxia, com o que todas nossas capacidades e energias são potencializadas, com a melhoria de nossas vibrações etéricas, purificando o campo bioenergético do nosso corpo.

Veja também – Sodalita: tudo sobre beleza e significado do cristal

Com isso, é um mineral que favorece as conquistas amorosas e recarrega inclusive sua disposição sexual. O rutilo também atrai a prosperidade. Ao purificar a aura, o rutilo ou quartzo rutilado desata os nós energéticos e auxilia na identificação das armadilhas e perigos da sua vida.

Ou seja, este precioso mineral aguça a intuição do indivíduo, desintegrando campos energéticos negativos e melhorando a própria força de vontade. É um desbravador de caminhos.

Aplicações mais extraordinárias

Do ponto-de-vista terapêutico, o rutilo ou quartzo rutilado também vem sendo estudado há muito, desde os povos antigos. Ele auxilia na regeneração celular, impede o surgimento de problemas na esfera sexual e contribui para a desobstrução dos vasos sanguíneos.

E não é só isso. Diversos povos empregaram e até hoje utilizam-se do rutilo para atenuar medos e fobias, bem como para reduzir a ansiedade, amenizar a melancolia e estados depressivos, além de ajudar a deixar para trás as dores amorosas do passado.

Também é empregado no tratamento de algumas doenças crônicas, como no sistema respiratório ou na desintoxicação sanguínea.

Algumas das aplicações desse mineral extraordinário:

  1. Ajuda a equilibrar e purificar a aura
  2. Desfaz amarras e nós energéticos
  3. Abre caminhos para atrair a prosperidade
  4. Deixa ambientes mais purificados
  5. Faz com que estes ambientes fiquem mais energizados
  6. Trabalha no fortalecimento da energia sexual
  7. Melhora, fortalece e aumenta os dons pessoais

A favor da felicidade e prosperidade

Para simplificar, é possível afirmar que o rutilo é um mineral poderoso que pode abrir caminhos, por mais difíceis que sejam, ajudando a superar dificuldades. Sua energia vibra, proporcionando prosperidade e felicidade.

Isso pode parecer apenas características místicas, mas, muitos estudiosos têm sustentado essas suas principais influências sobre a vida humana. Para os exotéricos, ele minimiza sequelas cármicas oriundas de outras vidas.

Ativa o chacra sacral, com a ativação de energias vitais, o que torna o rutilo recomendado para pessoas que vão se submeter a exames de ordem médica. Também auxilia na busca do emprego, concursos públicos e até exames escolares, como vestibulares.

Rutilo ou Quartzo Rutilado

Signo, concentração e expansividade

Mesmo sendo o quartzo uma pedra dura, é recomendado que o quartzo rutilado seja tratado com leveza, pois pode quebrar facilmente. E isso não é bom, em nenhum sentido. Se for uma joia, você terá perdido dinheiro. Se for em forma de amuleto, perderá proteção.

Muito utilizado em terapias de vidas passadas, o rutilo também é empregado em terapias à base de meditação, pois auxilia na concentração no mundo astral.

Os praticantes da yoga ou de atividades mediúnicas costumam carregá-lo no pescoço, em brincos nas orelhas, em broches junto ao corpo, nos pulsos ou tornozelos. É um cristal bastante apreciado.

Quanto aos signos astrológicos, os nativos de leão são os mais protegidos pelo rutilo. Este mineral auxilia os nascidos sob a égide deste signo em assuntos como a expansividade e personalidade, ajudando também quanto ao empreendedorismo.

Limpeza de vez em quando

O rutilo é um mineral que pode ser encontrado com alguma facilidade em solos do Brasil, Austrália, Paquistão, Cazaquistão, Madagascar, Noruega e Estados Unidos. Neste país, é abundante em algumas cadeias de montanhas.

Mesmo assim, não é tão encontrado em lojas que vendem joias ou semi-joias, sendo necessário busca-lo em lojas especializadas. Algumas que operam online, de características místicas, costumam tê-lo em oferta.

Veja também – O que é Orgonite? Saiba tudo sobre essa ferramenta poderosa!

Por ser pedra muita intensa em energia e exalar muita vibração, não há a necessidade de limpeza com grande frequência. Mesmo assim, é bom vez por outra lavá-lo em água corrente e sal marinho por até cinco minutos. Não mais que isto.

Depois, basta levá-lo ao sol por aproximadamente uma hora, pois o rutilo é um mineral bastante ligado ao sol. É bom que esta exposição seja feita durante o período de pico solar, ou seja, em horários próximos ao meio-dia.

Feito isso, será possível usufruir da beleza e energia que brotam do quartzo rutilado. Suas finas fibras, algumas vezes lembrando o ouro, lindas e caprichosamente dispostas no interior do quartzo, estarão à sua disposição para o estímulo às boas energias, alegria, felicidade, prosperidade e expansividade.

Deixe seu comentário