A Larimar (também conhecida como “Pedra do Stefilia”) é uma pedra vulcânica, considerada semipreciosa. Ela pode ser encontrada apenas na República Dominicana, uma pequena nação da América Central.
Sua coloração apresenta tonalidades variáveis, contendo azul profundo, azul petróleo, azul claro e branco. Diferentemente da lápis lazúli e da turquesa, porém, as tonalidades predominantes são de azul claro.
E aí, se interessou? Neste post, apresentamos as principais informações sobre a Larimar. Abordamos, também, um pouco de sua interessante história e seus múltiplos efeitos sobre os seres humanos. Boa leitura!
Significado e energias da Larimar
A Larimar é tida, pelo movimento da Nova Era, como a pedra da evolução espiritual por excelência. Para os seus adeptos, ela estimula a evolução espiritual. Isso ocorre porque ela sintoniza a humanidade com as vibrações inerentes à Era de Aquário, elevando a nossa consciência.
A pedra, de acordo com essas crenças, orienta a nossa Alma em direção ao seu verdadeiro caminho e contribui para entrarmos em meditação profunda. Ademais, ajuda os apaixonados a encontrarem seu par ideal, removendo limitações e reconectando os indivíduos com as energias terrenas.
Sendo assim, a Larimar é um elemento fundamental para abrir a consciência às novas dimensões. À medida que irradia tranquilidade, paz e amor, harmoniza o espírito e o corpo com as novas energias do Cosmo.
Desde um ponto de vista espiritual, crê-se que a Larimar incrementa o poder individual. Ou seja, ela destrói as barreiras que nos impedem de encontrar o nosso verdadeiro propósito. Tudo isso faz com que ela seja excelente para todos os que desejam encontrar o amor ou que passaram por relacionamentos traumáticos.
Efeitos terapêuticos
No corpo físico, a Larimar auxilia nos tratamentos de problemas relacionados ao pescoço, cabeça, garganta e cartilagens. Ela contribui, também, para conter dores físicas de todos os tipos.
As suas vibrações evocam sentimentos de lucidez e tranquilidade, inspirando uma forma mais construtiva de raciocinar. Enquanto pedra que abre nossa percepção para novas dimensões, ela estimula significativamente a sensação de bem-estar físico.
Efeitos psíquicos e esotéricos
Para muitos esotéricos, a Larimar é semelhante aos “fios angelicais”, uma vez que tece impressões de harmonias pacíficas entre a mente e o coração. A pedra ajuda a dissolver e neutralizar antigos modelos conflitantes que podem nos dissociar de alguns elementos centrais de nosso “eu interior”.
Com a Larimar podemos aprender, segundo algumas tradições esotéricas, a esfriar as energias fogosas que habitam nosso interior e apaziguar emoções ardentes como a cobiça, o desejo, a frustração e a raiva.
Enquanto forte influenciadora da cura, a Larimar é uma pedra que facilita as reflexões mais profundas, catalisando a busca pela verdade e pelos significados maiores de nossas vidas, sendo altamente recomendável nos dias atuais.
As divindades da Terra, segundo as confissões animistas, podem ser contatadas a partir da Larimar que, nesse sentido, também potencializa a feminilidade natural da mulher e seu vínculo elementar com a natureza.
Quando essa pedra é colocada diretamente na terra, é capaz de neutralizar eventuais desequilíbrios energéticos, além de ser uma poderosa aliada na cura de amigdalites e laringites.
Entre os seus principais efeitos psíquicos e esotéricos, destacam-se:
- Afastar falsas amizades;
- Eliminar culpas e medos;
- Dissolver os sentimentos de “vitimização”;
- Estimular o pensamento positivo e a criatividade;
- Acalmar os ânimos alterados;
- Dissolver emoções e sofrimentos excessivos;
- Estimular a comunicação;
- Promover a paz interior;
- Harmonizar mente e coração;
- Estimular o equilíbrio físico e mental.
Energização e limpeza
Se você deseja limpar as suas energias, deve lavar a Larimar com sal marinho em água corrente, por cerca de 5 minutos.
Caso almeje recarregar suas forças, deixe a pedra sob a luz do sol por aproximadamente duas horas e, depois, sob o luar por quatro horas. Desse modo, você será capaz de reequilibrar as suas forças espirituais.
Outra boa dica de energização e limpeza consiste em lavar a Larimar nas águas do mar, pois essa medida potencializará ainda mais suas energias espirituais.
Tenha em mente que essa pedra carrega em seu âmago toda a leveza e graça dos golfinhos, animais que parecem sempre estar se divertindo e brincando, mesmo durante os momentos mais graves.
São seres que amam “surfar” pelas ondas dos mares, brincando e rodopiando continuamente. São, enfim, seres leves por natureza e que emanam uma harmonia e uma intensa pureza em todas as suas ações.
Usos da Larimar
A Larimar é comumente utilizada, conforme mencionado, para aumentar o brilho pessoal, purificar a Aura e obter proteção energética. Por esse motivo, muitas pessoas com crenças místicas e/ou esotéricas usam joias de Larimar em seu dia a dia.
Para melhorar a energia dos ambientes, atrair vibrações espirituais benéficas e disseminar a paz no local, selecione uma Larimar de boas dimensões e a deixe em sua sala de estar.
Se você quiser acessar os benefícios para a saúde provenientes da pedra, aproxime-a da área do corpo a ser tratada por cerca de uma hora, visualizando luzes azuis e esverdeadas cobrindo essa região.
História
Norman Rilling e Miguel Mendes, voluntários da instituição governamental estadunidense Peace Corps (Corpo da Paz, em tradução livre), descobriram a pedra Larimar em uma praia de Barahona, no ano de 1974.
Os habitantes locais pensavam que a pedra tinha origem marinha e deveria ser chamada de “Roca Azul”. Todavia, a sua atual nomenclatura se deve a Miguel Mendes. Ele reuniu a palavra “mar” com o nome de sua filha Larizza, formando um novo vocábulo: Larimar.
Poucas pedras haviam sido encontradas naquele local. Porém, após uma intensa busca pelo rio Bahoruco, a origem da pedra foi encontrada na região sudoeste da República Dominicana.
Há uma lenda local associando a pedra à energia e aparição dos golfinhos. Por tal motivo ela é conhecida, em algumas localidades, como “Pedra dos Golfinhos”.
Cumpre ressaltar, por fim, que a essência dessa pedra, traduzida a partir da imagem dos golfinhos, ensina que tudo pode ser diferente.
A pureza, inocência e candura desses animais são um verdadeiro apelo para retornarmos a estados anteriores de consciência. Estados nos quais os sentimentos de ambição não faziam parte do comportamento humano. Se a proximidade com a Larimar nos evocar, pelo menos, algumas dessas sensações, valerá a pena adquiri-la e mantê-la sempre conosco.
Deixe seu comentário