7 chakras
Início » Saiba quais são os 7 chakras principais e como influenciam em nossas vidas

Saiba quais são os 7 chakras principais e como influenciam em nossas vidas

Todo ser é feito de energia e o humano é constituído por vários pontos energéticos que quando não estão em harmonia geram desequilíbrio. Ao todo são 7 chakras de forma energética circular que promovem o equilíbrio ou desequilíbrio em nosso corpo e mente.

“Chakra” vem do sânscrito e significa “roda” ou “círculo”. Cada chakra tem uma função, cor e localização no corpo humano. Os 7 chakras compreendem toda nossa espinha dorsal. O entendimento da localização dos 7 chakras e qual a função de cada um deles certamente ajuda a compreender quais pontos de nossa vida precisam ser melhorados para restaurar a harmonia interna.

Sem dúvida nossos atos, pensamentos, vícios, desejos, realizações, relacionamentos, visão e contribuições para o mundo influenciam no equilíbrio de cada ponto energético.

Os principais fatores de desequilíbrio dos 7 chakras são os excessos, principalmente. Os excessos se relacionam não só com atitudes desmesuradas, exageradas, mas também para com a falta de ação, a apatia. Utiliza-se para se nomear esses extremos uma referencia da cultura taoista, o Ying e Yang. Chama-se de “energia Yin” o caso de descanso excessivo, a não ação, e nomeia-se como “energia Yang” tudo que é excessivo em termos de ação.

A seguir listaremos quais são os 7 chakras, onde estão localizados, em quais áreas influenciam em nossas vidas e qual ação cada ponto energético exige para ter a harmonia restaurada.

Saiba mais sobre os 7 chakras do seu corpo a seguir.

7 chakras: o chakra da base

O primeiro chakra de nosso corpo é chamado de chakra base ou chakra raiz. Esse ponto energético fica situado na base da espinha dorsal. Por esse motivo é responsável pelo repasse de energia ao organismo como um todo.

Esse chakra é o ponto de energia que nos conecta a terra, portanto, é o que está mais ligado a sobrevivência, ao cotidiano. Controla os impulsos externos como fome e vícios e até as condições gerais de saúde.

Por isso, ao passar por problemas em algumas dessas áreas será um sinal claro de que o problema estará na harmonia desses chakras.

Quais as ações que devem ser adotadas para reequilibrar o chakra raiz?

Medidas simples pautadas pela moderação são necessárias para reencontrar o equilíbrio. As ações recomendadas são dormir ou acordar mais cedo, beber mais água e mastigar mais vezes a comida.

7 Chakras

7 chakras: chakra do baço

Como o nome já deixa claro, esse ponto de energia fica na região do baço e relaciona-se com a energia sexual. Também está relacionado ao campo dos desejos e dos vícios.

Identifica-se falta de harmonia no chakra do baço quando se apresenta distúrbios da sexualidade e sexualidade exacerbada.

Compre Cristais e Pedras na Amazon





No caso do primeiro, significa que esse ponto de energia se encontra muito enfraquecido. O oposto em relação a sexualidade exacerbada, pois pode indicar também excesso de hormônios.

A harmonia pode ser obtida por meio de atitudes moderadas. Por exemplo: cortar algum vício, como cigarro, bebidas ou jogos.

Ter uma alimentação regrada com certeza será de ajuda para restaurar a harmonia.

7 chakras: chakra do plexo solar

Seguindo com a exposição dos 7 chakras, o terceiro situa-se no umbigo. Esse chakra está fortemente relacionado com as emoções, ficando atrás apenas do quarto chakra (mais detalhes a seguir). Quando o chakra do plexo solar está muito energizado é sinal que a pessoa está muito voltada para os prazeres imediatos.

Energia em baixa revela carência, baixo magnetismo energético e possibilita até o desenvolvimento de doenças crônicas.

O terceiro chakra também está relacionado às atividades práticas, do cotidiano, sejam elas de cunho social ou profissional.

Acredita-se que  seja o ponto de energia na qual a energia divina circula para dentro e fora do corpo.

Muitas ou poucas atividades pode colocar esse ponto de energia em desequilíbrio. Naturalmente, portanto, o equilíbrio se encontra ao organizar o tempo para exercer as atividades sem prejudicar o descanso, além disso, gera atividades que estejam mais relacionadas ao que realmente gosta de fazer.

O chakra do coração

O quarto da lista dos 7 chakras é o do coração. Por estar posicionado bem no centro do peito, está fortemente vinculado as emoções. Corresponde a devoção e ao amor.  Quando a energia desse chakra está enfraquecida abre-se espaço para o egoísmo e para o desenvolver de doenças cardíacas.

O desequilíbrio desse chakra se manifesta quando cultivamos conflitos pessoais, sejam externos ou internos.  O resultado é o coração carregado de ódio, orgulho e inveja.

Restaurar a harmonia nesse caso certamente passa por exercer o hábito do elogio sincero, fazer atividades junto com outras pessoas e dá mais demonstrações de afeto.

7 Chakras

Chakra da garganta

O quinto dos 7 chakras que constituem o ser localiza-se na garganta e por isso recebe esse nome.  Corresponde a capacidade de percepção e de comunicação. Está associado também a capacidade mental.

Fraqueza na energia desse chakra pode resultar em transtornos de natureza psíquica.

A desarmonia ocorre ao se contar constante mentiras. Mentiras não só para os outros como para si mesmo.

O equilíbrio se dá ao cortar essas mentiras ou palavras que causem mal a outras pessoas. Por exemplo: fofocas e palavras negativas como o palavrão.

Terceiro olho

O sexto dos 7 chakras é o do “sétimo olho”, localiza-se na testa dos indivíduos. Está associado à intuitividade, capacidade de percepção e de compreensão.

Estando bem energizado, ocasiona alto grau de sensibilidade. Estando com energia baixa, proporciona primitivismo de pensamento. Quanto ao físico, pode levar a tumor craniano.

O constante inconformismo com o que ocorre ao nosso redor provoca o desequilíbrio e distúrbios como esquizofrenia e outros anormalidades psíquicas.

O equilíbrio se dá com mudanças de pensamentos negativos para positivos e fortalecimento do lado espiritual.

Chakra da coroa

O último dos 7 chakras é o chamado chakra da coroa. Recebe esse nome porque posicionado no topo da cabeça. Esse ponto de energia seria responsável pela conexão com a força divina. A desconexão com essa força gera desarmonia e, principalmente, falta de sentido na vida.

Certamente o reequilíbrio ocorre por meio de oração ou meditação e ações de caridade.

Gostou deste conteúdo sobre 7 chakras? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante pata nós. Faz toda a diferença! Leia mais de nosso conteúdo.





Deixe seu comentário