Pedra Ágata
Início » Pedra Ágata: cura, equilíbrio e muita beleza

Pedra Ágata: cura, equilíbrio e muita beleza

Quer saber tudo sobre a ágata que se distingue de outras pedras por sua variedade de cores? Então confira tudo sobre ela, categorizada como um tipo de quartzo!

O nome tem origem no termo grego Agathe, derivado da palavra agathós, que quer dizer “bom”. O nome ingressou à língua portuguesa através do latim, e por extensão às palavras femininas, também quer dizer “boa ou bondosa”. Através da história podemos encontrar santas e feiticeiras que tinham o nome da pedra ágata e, que cada uma à sua maneira, carregava a pedra consigo.

Veja também: A beleza e o poder da turmalina negra

Santa, bruxa e pedra

Santa Ágata

Ágata foi o nome de batismo de uma santa nascida na Sicília, Itália, durante o século III. Santa Ágata viveu por volta do ano 250, em Catânia, também na Itália, onde á padroeira da cidade. Ela é considerada protetora contra as doenças mamárias e das forças da natureza como vulcões e terremotos.

Dedicada à vida religiosa, teve sua missão interrompida por um nobre que se apaixonou por ela. Entretanto, a Santa não renunciou seus votos, recusando o casamento, o que gerou a ira no nobre que mandou prendê-la em um calabouço. Nas resistindo ao sofrimento, Santa Ágata faleceu pouco depois. Diz à lenda que a Santa possuía um terço que carregava sempre consigo, de pedra ágata para se proteger dos anticristãos.

Bruxa Ágatha Southeil

Ágatha Southeil foi uma bruxa que viveu de 1470 a 1488, em Yorkshire, Inglaterra. Morreu muito jovem logo após dar à luz a uma filha, Ursula Southeil, que teve sem ser casada, aos 15 anos. Ridicularizada pela cidade, Ágatha acabou fugindo por dentro de um poço conhecido como Dropping Well em Knaresborough, na margem oposta do Rio Nidd, para dar à luz.

Segundo a lenda, as águas misteriosas e petrificantes que desciam do penhasco até o poço, fizeram com que Ágatha desse à luz a uma criança horripilante, que muitos acreditavam ser filha do diabo e que mais tarde seria conhecida como a bruxa Mother Shipton. Ainda de acordo com a lenda, Ágatha possuía um anel de ágata.

Pedra Ágata

Pedra Ágata

A pedra é uma variedade de quartzo, caracterizada pela diversidade de cores, na maioria das vezes dispostas em faixas paralelas, retas e/ou curvas por toda a extensão da pedra. A pedra é utilizada a mais de 3 mil anos na confecção de joias e objetos decorativos. O Brasil é o maior produtor do mundo dessa pedra, sendo os Estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais os que possuem uma maior produção.

As diferentes cores de ágatas e seus poderes

A pedra ágata traz equilíbrio, harmonia e proteção a quem a usa. Seu poder de cura é utilizado a partir da energização dos chakras com as pedras de diferentes tonalidades. Veja como cada pedra atua no campo espiritual e no físico.

Ágata roxa

A ágata roxa está relacionada à justiça, à sorte, às amizades sinceras e favorece as relações pessoais. Considerada uma pedra delicada e sensível, contribui para desenvolver a espiritualidade, dissipa pensamentos negativos e estimula a mente à positividade. Auxilia na tomada de decisões por clarear a mente, proporcionando equilíbrio e paz interior. A pedra também influencia nos humor, melhorando-o, e aumenta o carisma pessoal.

Ágata blue lace ou Ágata azul rendada

A ágata azul rendada é capaz de abrir os caminhos para o crescimento espiritual e material, eliminando bloqueios energéticos. Ela proporciona paz interior, afasta os medos e as inseguranças, e é muito eficaz contra a depressão e a ansiedade. A pedra melhora a capacidade de comunicação e expressão verbal, por atuar poderosamente no chakra laríngeo. Equilibra a tireoide, fortalece o pâncreas, auxilia nas dores reumáticas e de ombros e pescoço.

Ágata verde

A verde está ligada ao otimismo. Ela estimula para que somente se dê importância para as coisas belas e boas que existem no mundo. Revigora a alma, propicia força e coragem para que se busquem novos começos e para despertar projetos adormecidos. Traz equilíbrio, calma, vitalidade e prosperidade. A pedra também fortalece o sistema imunológico e circulatório, combate gripes e resfriados e auxilia nos processos febris.

Ágata de fogo

Existem algumas dúvidas em torna da classificação da ágata de fogo. Muitos especialistas afirmam que trata de uma Cornalina. Já outros, as classificam como uma pedra pertencente ao grupo das Opalas. Conhecida como a “pedra da disposição”, seu tom avermelhado proporciona vitalidade e força física, atuando principalmente no chakra cardíaco. Auxilia na melhoria da memória e da circulação sanguínea. Equilibra as forças positivas e negativas, restaurando o equilíbrio energético.

Ágata rosa

Na ágata rosa encontramos um amuleto perfeito para o amor e os males do coração. Ela acalma, ajuda a resolver problemas de relacionamento, promove o amor entre os familiares e melhora a autoconfiança. Aflora o amor pelos amigos e pela natureza. Auxilia o desenvolvimento da personalidade das crianças exaltando seus pontos fortes. Transmuta pensamentos negativos em positivos e harmoniza as energias.

Pedra Ágata

Ágata preta

Já a pedra negra, que é uma ausência de cores, está ligada a concentração e a proteção. O uso da pedra aumenta a concentração sendo bastante eficaz para os estudantes e nos processos de meditação. Traz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas e que não podem mais serem adiadas. Proporciona proteção contra magia negra, encantamentos e feitiços. Estabelece, ainda, uma profunda harmonia entre o corpo e a alma.

Ágata amarela

A ágata amarela proporciona uma melhora no humor, traz felicidade e alegria de viver para aqueles que a possuem. Aumenta a vitalidade, a força e a coragem, auxilia a eliminar a raiva, e o sentimento de autopunição. Atua no equilíbrio energético, afasta maus pensamentos, promove a prosperidade e melhora a autoestima.

Ágata lilás

A pedra lilás trabalha a aceitação, a criatividade e a intuição. Promove que o olhar sobre as pessoas seja feito sem julgamentos. Eleva a espiritualidade, facilita a comunicação com seres da alta espiritualidade, estimula a autoconfiança e melhora a percepção e a capacidade analítica.

Ágata dendrítica

Também conhecida como Ágata-árvore, é tida como a pedra da plenitude. Traz vitalidade e saúde às plantas da casa. Proporciona realizações em todas as áreas da vida, incluindo os negócios. Pacifica ambiente, estimula a perseverança, traz clareza mental e ajuda a encarar os problemas como uma forma de crescimento e aprendizado. A pedra dentrítica cura doenças leves provocadas pela desarmonização dos chakras.

Deixe seu comentário