Jaspe Vermelho
Início » Jaspe Vermelho: tudo o que você sempre quis saber sobre a pedra

Jaspe Vermelho: tudo o que você sempre quis saber sobre a pedra

Minha cor favorita! O vermelho é ligado a sangue, representa paixão e a pedra de Jaspe Vermelho é cheia de significados que falam de vida, amor, paixão e cura. Saiba mais sobre a pedra que a Bíblia chama de a pedra fundamental e a considera como a mãe de todas as pedras.

Pedras preciosas e pedras semipreciosas

É comum a gente ouvir coisas como “pedras preciosas” para diamantes e esmeraldas e ouvir “pedras semi-preciosas” para tantas outras como a jade, a ônix e o jaspe vermelho.

Veja também: Ágata azul: sua beleza, sua história e seus significados

A verdade é que os colonizadores e conquistadores europeus, quando chegaram a várias partes do mundo, criaram esta classificação para pagar mais barato. Malandragem dos conquistadores.

Em todo caso, quem tem um jaspe vermelho em casa sente uma espécie de ligação ou paixão especial com esta pedra.

Pedra de proteção

O jaspe vermelho é considerado uma das pedras de proteção mais poderosas do mundo. Tem funções terapêuticas e regenerativas. É usada para proteger contra pesadelos, proteger a casa e afastar o mal ou pessoas mal-intencionadas.

É forte contra magia negra e bloqueia ataques como inveja e mal olhado. Também é indicada para fortalecer quem a mantém e ajuda a acalmar a pessoa. Limpa ambientes, evita muitos conflitos e problemas internos da casa e pode ser usada como força harmonizadora de ambientes.

Signos do jaspe vermelho

Pedra ligada à paixão, o jaspe vermelho é a pedra símbolo dos signos de touro e virgem. Seu mês é novembro e suas propriedades servem muito para recarregar a energia vital de uma pessoa.

Para os chakras do corpo, é indicada para o primeiro chakra, o da sexualidade, o chakra sacro. Serve para harmonizar, equilibrar e fortificar a criatividade, a sexualidade e a vitalidade. Como o jaspe vermelho tem grande ligação com a nossa sexualidade, age muito fortemente na autoestima. Auxilia na expressão do “eu”, de si mesmo, da manifestação, sendo até mesmo um amuleto para que a pessoa seja capaz de se impor quando estiver em situações de confrontos ou em ambientes hostis.

Jaspe Vermelho

Terapias utilizando jaspe vermelho

Um bom trabalho de autoafirmação pode ser conseguido com a ajuda do jaspe vermelho.

Esta pedra é um dos símbolos da justiça e serve para solucionar problemas antes que se tornem grandes demais.

Veja também – Associações e Institutos Gemológicos: conheça os principais

Palavras como determinação, estímulo, força interior e foco podem ser atribuídas às benesses do jaspe vermelho. Bem como a materialização e realização de desejos e sonhos. É uma excelente ajuda para a auto-expressão, auxiliando artistas de vários segmentos a expressarem sua arte. E também ajuda profissionais de várias áreas a focarem em seus objetivos para realizarem projetos. Casos de assédio moral podem ser combatidos com a ajuda de um jaspe vermelho.

Terapias de cura para o corpo utilizando o jaspe vermelho

O planeta do jaspe vermelho é Marte. Suas propriedades estão ligadas ao sangue. O mais indicado é utilizar esta variedade de jaspe para purificar ou desintoxicar o sangue, ou fortificar o sistema circulatório e também o fígado.

As propriedades terapêuticas do jaspe vermelho ainda atuam na cicatrização e cura de feridas, acelerando o processo de recuperação.

Ainda ligado ao sangue, o jaspe vermelho pode ser usado para cessar hemorragias, mesmo de mulheres em período menstrual, quando algum desequilíbrio torna o que é normal e saudável em uma situação extrema, perigosa ou apenas desconfortável.

E quem gosta de prazer sexual, vai descobrir que o jaspe vermelho proporciona relações mais longas, duradouras, podendo até solucionar casos de impotência sexual.

E já que falamos de sexo, e todos sabemos o que acontece depois, o jaspe vermelho é excelente aliado para tratar de casos como náuseas e vômitos frequentes durante a gravidez. O período de gestação será mais tranquilo e mamãe e bebê terão uma época mais saudável e segura.

Jaspe Vermelho

O que a ciência diz sobra o jaspe vermelho?

Para quem é mais científico, a pedra de jaspe vermelho é chamada de polimórfica. Isso significa que pode ser encontrada em várias formas e composições diferentes.

Para o caso especial do jaspe vermelho, seu sistema de composição cristalina é chamado de trigonal. Esta é a forma como as moléculas desta qualidade de jaspe se arranjam para formar a pedra. Faz parte do grupo dos quartzos, dos óxidos. Sua cor é intensa e às vezes apresenta estrias negras.

Veja também – Gemologia: o estudo das pedras preciosas

Ao falar em formas diferentes, a ciência se refere à maneira como os cristais microscópicos se unem para formar a composição da pedra de jaspe vermelho. A mesma pedra pode ter várias cores, dependendo do modo como é composta.

O jaspe pode variar em estrutura, tamanho, dureza, composição química e cor. E ainda será jaspe. Sua composição é de SiO2, que significa Óxido de Silício. Sua dureza varia entre 5, 6 e até 7 mohs, que é uma medida de dureza. Por ter uma medida tão baixa, o jaspe vermelho é considerado uma pedra macia. Sua superfície pode ser lapidada para ficar lisa e reluzente. Ao quebrar, seu corte é quase perfeito. Não criando pontas perigosas ou cortantes.

As cores do jaspe também podem ser:

  • Vermelho – muito comum e fácil de encontrar.
  • Amarelo – facilmente confundida com outras pedras.
  • Marrom – de pouco brilho e muitas vezes ignorada por sua coloração mais escura, mas ainda é jaspe.
  • Verde – a mais comum de todas, e muito confundida com jade e, quando encontrada por leigos, pode ser até mesmo confundida com a esmeralda.
  • Azul – não existem pedras de jaspe azul. Se a pedra for mesmo um jaspe, na cor azul, a pedra sofreu adição artificial de cor e se trata de uma falsificação ou uma manipulação.

Sua origem é mais comum no Brasil e América do Sul, tendo pequenas reservas na América Central. Também é comum no Norte da África e na Ásia, especialmente na parte oeste do continente. Há pequenas jazidas de jaspe nos Estados Unidos e na França. Mas nem sempre se encontra o jaspe vermelho.

Com tantos benefícios, vai bem saber usar as propriedades do jaspe vermelho para mais vigor e também como escudo contra as magias negras e perigos místicos ou físicos. Além de ser poderosa, esta é uma pedra linda para se ter em casa!

Deixe seu comentário