Uma joia lindíssima da categoria dos quartzos, a ametista é uma encantadora pedra formada por óxido de silício – SiO2, apresentando também compostos de manganês e ferro, que combinados em maior ou menor quantidade, dão a esta gema ímpar, sua coloração, que vai desde o mais profundo púrpura ou roxo, até um cristalino e claro lilás, quase totalmente transparente como vidro.
E por falar em cores, a ametista é uma linda joia semipreciosa que pode ser encontrada apenas na Europa, na Espanha, na ilha de Madagascar, na África, e na América do Sul, resumida a jazidas no Brasil e Uruguai. Há pequenas jazidas na Ásia, no extremo do continente, sendo encontrada na Rússia, entre os montes Urais e na Sibéria. Mas são poucas as suas fontes.
Veja também: Obsidiana: poderes e curiosidades sobre a pedra
As cores da ametista
Cores fortes como a púrpura, o roxo ou o violeta são comuns nas pedras de ametista. Mas há uma boa variedade de cores e até pedras que tem duas ou três cores, dependendo de sua composição química.
- Ametista Jacobina – comum em apenas uma cor forte e escura. Seus tons de cores são vivos e variam entre tonalidades de azul escuro ou vermelho, dependendo da quantidade de ferro ou manganês em sua composição.
- Quartzo Ametista – Forma menos valiosa e mais compacta da joia, esta subcategoria tem traços coloridos, sendo muito comum haver um lado amarelo em uma das pontas, um lado roxo e ambos são separados por uma descontinuidade, ou um traço, incolor. A pedra em si é muito bonita, mas de menor valor comercial.
- Ametista de Madagascar – cor mais púrpura ou violeta, esta última, apresentando um tom mais opaco, como se estivesse esfumaçada.
- Ametista Mosquito – variedade com pequenas quantidades de goethita, que lhe conferem pequenas manchas brancas dentro da joia. Costuma apresentar cores mais claras que as demais.
- Ametista Púrpura – Comum nas jazidas do Uruguai, Sibéria e Montes Urais.
- Ametista Espanhola – Nem sempre encontradas no país, são pedras finas, mas de origem nem sempre comprovada. Sua cor tende para a púrpura.
É uma pedra bem mais rígida que a maioria dos quartzos, tendo dureza de 7 mohs.
Os melhores lugares no Brasil para se comprar ametista são a cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais e cidades extrativistas do Rio Grande do Norte.
A ametista para os gregos
Na Grécia antiga, era comum que os cidadãos de mais posse tivessem uma ou várias pedras de ametista em sua propriedade. Segundo a cultura, a pedra tinha poderes para transformar os pensamentos pessimistas em bons pensamentos, servindo como estimulante. Outra propriedade da joia era o de afastar falsas amizades, protegendo seu portador.
Proteção e boas energias
Os místicos acreditam que a ametista tenha em suas propriedades, o poder de proteger o portador, agindo bem contra problemas físicos, como servindo para desintoxicar o corpo, agindo no sistema digestório, curando mal-estar e até embriaguez. Segundo muitos, trata-se de uma joia portadora de boas energias.
As propriedades místicas da ametista
A pedra de ametista é uma excelente receptora de energias positivas. O que influencia o ambiente ao seu redor. Os demais atributos para a joia são:
- Planeta – Netuno e Júpiter. Em menor intensidade, Mercúrio.
- Elemento – Água.
- Poderes Místicos – cura, tratamento do alcoolismo, amor, paz, coragem e felicidade. Também protege de ladrões e de sonhos ruins. É uma pedra essencial para os sensitivos e adivinhos e as divindades antigas associadas a esta pedra são Baco, deus do vinho, Dionísio, equivalente romano de Baco, considerado deus das festas e da sexualidade e Diana, caçadora vigorosa.
- Signo – Áries, Peixes e Sagitário. Em seguida, Virgem e Capricórnio também se beneficiam das boas energias da ametista.
- Mês – fevereiro
- Profissões favorecidas: Como os dons da ametista estão ligados à fé, religiosidade e artes de adivinhação, as profissões que mais se beneficiam do uso correto desta joia são Artistas, Astrólogos, Filósofos, Historiadores, Ministros (no sentido de líderes religiosos), Nutricionistas, Políticos, Professores, Psicólogos, Secretárias e Teólogos. Nesta lista, nutricionistas aparecem porque as propriedades curativas da joia agem no sistema nervoso e no sistema digestório.
Seu efeito é sempre calmante por agir no sistema nervoso. A joia é boa para transmitir harmonia e paz. É também utilizada para curar problemas relativos a excesso de culpa, libertação de vícios ou problemas amorosos. Auxilia no uso do bom senso e facilita as escolhas sensatas.
Veja também – Quais são as pedras dos signos? Confira aqui!
Por agir no sistema nervoso, é muito usada para equilibrar emoções ou atuar em momentos de muita ira ou fragilidade.
Chacras do corpo
Use para estabilizar ou acalmar o coronário, acima da cabeça. As cores unidas da púrpura com o branco de algumas variedades da joia exercem uma valiosa função para revitalizar o cérebro.
Na parte frontal da cabeça, a pedra mística auxilia a alertar, abrir ou expandir a visão do terceiro olho. Excelente recurso para adivinhos.
Para esta função divinatória, recomenda-se o uso de tons mais fortes, como anil, índigo e violeta em tons mais escuros.
Uso em rituais
O uso da ametista para rituais e encantos é muito difundido por suas propriedades de concentração e de contato com o firmamento. A joia é associada a seu poder e forte ligação com o eterno e o celestial.
Usar essa gema em encantamentos atrai todo o bem que se deseja conjurar e canalizar para as atribuições específicas. A função da joia é potencializar a concentração e o efeito dos trabalhos. Usada corretamente, é poderosa multiplicadora e receptora das boas energias.
Joias e acessórios
Por sua cor tão encantadora e versátil, pedrarias e acessórios com ametista ficam lindos das mais variadas maneiras.
A joia fica muito bem solitária, em anéis de uma única pedra, ganhando muito destaque. Mas, se estiverem acompanhadas de zircônias brancas, ainda serão destacadas e belas por estarem bem acompanhadas.
Veja também – Pedras para Amuletos da Sorte: conheça as principais
Brincos, pulseiras e pingentes são tão elegantes com esta joia quanto colares.
Seu uso em ocasiões festivas, especialmente em eventos noturnos demonstra bom gosto, sofisticação e conhecimento do uso correto da gema.
Seja o que você se propuser a acreditar, as joias semipreciosas de ametista irão capturar a atenção de todos com suas lindas cores e com o especial charme presente nesta joia. É excelente como propriedade e mimo, e melhor ainda como presente cheio de amor.
Deixe seu comentário