Você deve imaginar que pedras preciosas são aquelas sempre vistas em joias, certo? Bom, essa afirmação não é de todo errada, mas também não é a mais certa possível. Afinal, esse tipo de pedra não é só algo ornamental.
As pedras preciosas, por mais bonitas que sejam, nem sempre são apenas ornamentais. Elas podem servir para outros fins como energização, por exemplo. No entanto, a ideia geral é que elas apenas expositivas, como a linda Rubelita. Esta última citada é enorme e muito bonita, tanto é que é utilizada apenas por conta de sua estética.
Infelizmente, essa não é uma realidade para todas as pedras. Algumas são menosprezadas porque não são esteticamente belas. Outras são alteradas quanto a seu formato e algumas se quer chegam a virar joias.
O que são pedras preciosas, afinal?
Com base no que foi dito anteriormente, você deve estar pensando o que deve ser uma pedra preciosa além de uma joia. Bom, para início de conversa, saiba que ela é um mineral e é encontrado de forma única na natureza. É necessário que escavem, explorem e limpem bem a terra a fim de procurar essas pedras preciosas.
Não é a toa, então, que na época da colonização elas foram tão valorizadas. Muitas pessoas chegaram a matar por um pouco de ouro e pedras preciosas. Essas também eram utilizadas como forma de pagamento e obtenção da liberdade dos escravos, aqui no Brasil.
Mas o que são exatamente essas pedras, afinal de contas? Acontece que elas são minerais, rochas ou materiais petrificados que é colecionável quando lapidado, ou polido. Geralmente são utilizadas como ornamentos na joalheria e são extremamente valorizadas. Algumas, no entanto, não conseguem ser lapidadas porque não são duras o suficiente.
Assim, algumas pedras preciosas como a rara Rodocrosita não consegue ser utilizada em joias. Ao se considerar essa afirmação, é muito triste que isso não aconteça, porque ela é realmente muito bonita. Portanto, as pedras são mais colecionáveis que realmente um ornamento. Isto porque têm um grande valor e demonstram bom poder aquisitivo. Além do mais, são valorizadas com o tempo e aumentam o lucro de quem adquire uma delas como joia.
Por que pedras preciosas são tão valorizadas?
Bom, para começar esse tópico, é preciso relembrar que as pedras preciosas são minerais, portanto, elementos da natureza. O problema é que esses recursos não são infinitos e estão escassos na sociedade atual. Logo, quem adquire uma dessas pedras em forma de joia, se cuida bem, tende a aumentar seu preço. Isto porque o mercado pouco tem a oferecer para a escassez das pedras.
Ademais, é preciso ter em mente que, ainda que consigamos reproduzir as pedras, nada será como na natureza. Então, o valor das pedras é medido dessa forma: pela sua raridade na natureza, sua escassez e a falta de reprodução legítima. Afinal, existem muitas pedras preciosas falsas no mercado, mas raras as que conseguem enganar até mesmo o mais astuto dos joalheiros.
Por outro lado, o pensamento de que as pedras preciosas são apenas as mais caras e raras é um tanto quanto equivocado. Algumas pedras, um pouco mais baratas, também podem ser encontradas em outros formatos que não o de joia. A valorização dessas menos raras é menor, mas acontece gradualmente. Uma pedra fica mais cara e valoriza melhor se estiver junto a um metal nobre em uma joia, ou seja, se for uma peça composta por outro ou prata, por exemplo.
O modo como uma joia valoriza também depende muito do corte da pedra. Além disso, depende também do tamanho e do valor social atribuído a ela. Como dito anteriormente, um quartzo pode valorizar, mas bem menos que um diamante vermelho.
Algumas pedras preciosas: conheça as mais raras e famosas
Como já dito anteriormente, não são todas as pedras preciosas que são valorizadas. Algumas são valorizadas mais que outras, por exemplo, a pequena Zircônia tem bom reconhecimento no mercado, porém depende de alguns fatores. Assim, se estiver acompanhada de prata ou ouro, valoriza bem, se for com metal simples, não valoriza quase nada. Isto porque esta é uma pedra preciosa pequena e facilmente encontrada.
Então, conheça agora as pedras preciosas mais raras e valorizadas.
Diamante
Ao falar de valorização de uma pedra preciosa, era um pouco óbvio que o Diamante estaria presente na lista. Afinal, é pouco encontrada na natureza, seu processo de lapidação é difícil e geralmente está acompanhada de metais nobres.
Além disso, os pontos de luz e o corte de um Diamante ditam sua beleza e valor. Quanto maior o número dos pontos de luz, mais caro o Diamante. Consequentemente, acaba valorizando de maneira mais rápida.
Esmeralda
A linda pedra verde, motivo de diversas brigas amorosas em filmes e livros, a Esmeralda é rara na natureza. O tom de verde desse minério não é artificial e é difícil de se reproduzir, por isso ela é tão rara. Além disso, ainda que seu tamanho seja menor que o Diamante comumente, sua valorização não demora mais.
Aliás, o processo de valorização é tão rápido quanto o de um Diamante. Isso se considerarmos a junção da Esmeralda com metais nobres, como o ouro e em tamanho proporcional. Assim, aquelas mais comuns, vistas em brincos de bebês, demoram mais a valorizar por conta do tamanho.
Rubi
Essa é mais uma das pedras preciosas valorizada pela sua cor. O tom vermelho brilhante é raramente encontrado na natureza. Além disso, o Rubi é um mineral orgânico e duro encontrado na natureza.
Ainda que pareça fácil, sua extração é complicada e longa, principalmente porque as peças nunca são muito grandes. Logo, o tamanho também influencia muito na valorização. Infelizmente, ela não tem uma valorização tão rápida quanto as anteriormente citadas, porque seu tamanho é bem pequeno no geral. Raríssimas são os rubis grandes e verdadeiros, vindos de uma única extração. Tanto é que vale muito quando encontrada nesse estado.
Safira
A linda pedra azul também não poderia ficar de fora dessa pequena lista. Afinal, se fosse abranger todas as pedras preciosas, ficaria longa demais. No entanto, a Safira é também uma das mais importantes e valorizadas pedras preciosas.
De tom azul, difícil de encontrar na natureza e raras vezes encontrada em bom tamanho, a Safira inspira os mais românticos. Logo, é uma das pedras preciosas que mais valoriza no mercado quando se considera o processo como um todo. Tanto é que são raras as joias bem trabalhadas somente com Safira e metais nobres.
Deixe seu comentário