Início » Zircônia: conheça a origem e características desse cristal

Zircônia: conheça a origem e características desse cristal

Muitas pessoas têm uma enorme apreciação e admiração por joias, que agradam a praticamente todo tipo de pessoas.

Afinal, são bastante diversas em formato e cores, por exemplo, sendo que algumas são mais delicadas, enquanto outras já são mais rústicas e chamativas.

Se você se interessa por joias, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre diamantes, certo? Mas você sabia que nem todos os diamantes são feitos de forma natural?

Neste artigo, te apresentaremos a zircônia, que é mais conhecida como “a imitação do diamante”, que é amplamente produzida para o comércio.

O que é a zircônia?

zircônia, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é necessariamente uma falsificação do diamante. Nada disso! O diamante é feito de forma natural, a partir do calor e da alta pressão no carbono.

Já a zircônia tem esse mesmo processo. Porém, ela não é feita de maneira natural, e sim, fabricada. Passa por um procedimento não natural.

Ela é muito comprada por ser parecida com o diamante e, além disso, é mais barata e mais fácil de ser encontrada. Ambas são tão parecidas que, às vezes, é difícil até diferenciar a pedra zircônia do diamante.

Abaixo, é possível saber mais sobre a “imitação do diamante”, suas características e curiosidades.

Veja também:

Pedras e cristais que curam: quais os mais procurados?

O que significa a zircônia?

A palavra zircônia possui dois significados distintos: a zircônia é um mineral que é natural e, geralmente, possui um formato de cristais monoclínicos.

E a pedra também é um cristal produzido em laboratórios. E é dessa zircônia, do cristal produzido em laboratório, que estamos falando aqui.

A zircônia passou a ser produzida para substituir o diamante, que é raro e extremamente caro. Sendo assim, muita gente que tem o sonho de adquiri-lo não tem condições para isso.

Compre Cristais e Pedras na Amazon





Como já dito anteriormente, ambos são feitos a partir da substância carbono, que está muito presente na Terra, em situações de enorme pressão e calor.

Qual a diferença entre o diamante e a zircônia?

Dificilmente, você conseguirá diferenciar azircônia do diamante a olho nu, mesmo se você for um especialista. Afinal, em ambos os casos, as pedras são extremamente parecidas. Entretanto, os dois possuem características diferentes e importantes:

Uma dessas características é seu formato. Enquanto o diamante, em seu estado natural, sem lapidação, é deformado e não é uniforme, a zircônia, por ser feita em laboratório, é praticamente perfeita e não possui defeitos aparentes.

Uma outra diferença dessas é sua cor: a zircônia pode ser feita tanto sendo incolor quanto colorida, igual à outras pedras. Já o diamante costuma ter um tom mais amarelado ou amarronzado. Dificilmente é encontrado um incolor.

Apesar de não ser tão resistente e duro quanto o diamante, a zircônia possui uma enorme resistência.

Na escala Mohs, que diz a resistência de minerais, a zircônia tem menos dois pontos de resistência que o diamante, que lidera o ranking. Diamante tem 10 de dureza, e a zircônia chega até 8,5.

Como já foi dito anteriormente, a zircônia é muito mais barata que a pedra do diamante, isto é, a diferença de preço entre as duas pedras é extremamente grande.

Um quilate de zircônia, por exemplo, custa cerca de R$ 60,00, enquanto o diamante, por quilates, custa mais ou menos 4.500 reais, podendo ainda ser mais caro.

Justamente por custar todo esse preço e ser mais difícil de ser encontrada, a pedra do diamante é utilizada somente na criação de joias. Então, caso você procure uma semijoia em razão do preço, você provavelmente não vai encontrar uma feita com diamante. As semijoias utilizam muito a zircônia, por ser barata e, ao mesmo tempo, bonita.

Além de tudo isso, uma outra coisa que diferencia bastante as duas pedras é o brilho delas. A zircônia tem um brilho muito mais forte que o diamante.

É bom também informar que o brilho não se dá necessariamente por causa do tipo da pedra, mas sim pelas técnicas utilizadas pelo lapidador na hora de modificá-las.

Veja também:

Você sabe o que é Cristaloterapia? Explicamos tudo aqui!

Onde a zircônia aparece?

zircônia costuma aparecer bastante em anéis, por causa do brilho dessa pedra, que deixa a peça deslumbrante. Além disso, ela é muito utilizada para a fabricação de brincos, colares e outras peças.

O que mais se destaca e chama atenção em produtos feitos com a zircônia é a sua elegância. E, como dito anteriormente, o seu brilho traz a sensação de que ela é uma pedra mais cara — ou, ao menos, confere mais beleza a ela.

Que peça é melhor? Jóias de diamantes ou semijoias feitas com zircônia?

Essa questão é bem relativa. Isso vai depender de quanto dinheiro você dispõe e do que você julga mais importante na compra desse tipo de produto. Se sua prioridade for algo mais resistente, a melhor opção seria o diamante.

Mas você deve levar em conta também que a zircônia, mesmo sendo mais frágil, ainda assim é muito rígida e extremamente duradoura. Só verifique se o seu material é legítimo, para não haver nenhum erro!

Caso sua prioridade for a beleza da peça, a que você deve escolher é a zircônia, que, como já foi dito, possui um enorme brilho e também vários tipos de coloração. Se você preferir uma pedra incolor, essa sem dúvidas é a melhor opção!

Mas é bom lhe informar que, ao longo do tempo, a pedra da zircônia pode ficar um pouco riscada, tirando um pouco do seu brilho e qualidade. Mas, se você quiser muito uma verdadeira joia, invista nos diamantes!

Só se atente que estes, por serem caros, terão de ser usados em ocasiões especiais. A zircônia possui a vantagem de, por ser barata, poder ser usada em vários lugares e ocasiões, sem você se preocupar com roubos e furtos.

A peça é barata e, mesmo se for furtada, não lhe trará uma grande perda.

Caso você queira muito um diamante e não tenha condições para comprar um agora, você pode comprar uma peça feita com zircônia e, depois de um tempo, mandar substituir a pedra.

Assim, sua peça será única e do jeitinho que você quiser!





Deixe seu comentário