Existem muitos minerais e pedras preciosas circulando pelo mundo afora. A maioria é conhecida da população. No entanto, há outras de natureza rara que nem sequer foram vistas.
Pedras preciosas como a Poudretteite, por exemplo. Essa é uma das pedras mais raras e pouco conhecidas já encontrada até hoje. Não é exatamente uma pedra nova, já que sua primeira aparição foi em meados dos anos 60.
Se você não sabe a origem e história dessa pedra, veio ao lugar certo. Aqui, vamos esclarecer um pouco mais sobre essa pedra bela e de natureza rara que é a Poudretteite. Veja só!
O que é Poudretteite?
As joias preciosas mais comuns de se encontrar acabam por sendo as mais comuns e de mais fácil acesso no mercado de joias e, também, minerais hoje em dia.
Pedras como o diamante que, além de raro, possui um alto valor estimado no mercado. E, claro, um grande reconhecimento mundial de sua existência.
No entanto, também existem aqueles minerais e joias que, apesar de raras e preciosas, são poucos conhecidas pela população e, muitas vezes, até mesmo por neologistas.
Um exemplo disso é a pedra rara e preciosa de nome Poudretteite. Além de um nome difícil de se pronunciar corretamente, a sua existência também é pouco conhecida.
Poudretteite é um mineral extraído de pedreiras. Sua tonalidade é quase incolor ou de uma rosa bastante pálida com brilho vítreo. Esse mineral é pertencente do grupo de pedras Osumilite, cujo sistema de cristal é o Hexagonal.
Esse mineral foi originalmente encontrado em uma pedreira próxima de Mont Saint-Hilaire, no Canadá. E, após ser encontrado, se tornou uma das gemas mais raras existentes no mundo.
Veja também:
Pesquisas e estudos sobre pedras: origem dos tipos e cores
Origem e história
A Poudretteite recebeu esse nome pouco comum após ter sido encontrada por membros da família Poudrette. Membros que eram operários e proprietários da pedreira, onde o mineral Poudretteite foi encontrado.
A pedreira da família Poudretteite foi criada em 1959. Hoje, essa pedreira é considerada um grande tesouro mineralógico do mundo. Nessa pedreira, já foram encontrados cerca de 60 outras espécies de minerais.
Apesar da descoberta do mineral Poudretteite ter sido feita em meados de 1960, o mineral Poudretteite apenas passou a ser reconhecido como um novo mineral em 1986.
Pois, em sua descoberta, apenas foram encontrados alguns poucos e minúsculos cristais de natureza rara. Tais pedras eram pequenas de mais para conseguir se extrair alguma informação sobre suas composições.
No entanto, foi no ano de 2004, quase 20 anos depois de seu reconhecimento como novo mineral, que a primeira e maior gema de Poudretteite foi encontrada.
No ano de 2004, uma pedra desconhecida e preciosa acabou sendo comprada por um revendedor de origem italiana. O vendedor adquiria pedras preciosas para revenda e, por sua vez, adquiriu a pedra na região de Magok sem saber de fato o que era.
Está pedra desconhecida foi submetida a um exame conhecido como Gubelim Gem Lab. Através deste exame é que foi comprovado que a pedra era uma amostra de gema de Poudretteite.
Aquela mesma amostra extremamente rara de mineiro de Poudretteite permitiu que o material fosse descrito pela primeira vez. Nas descrições, haviam muito mais informações que não estavam disponíveis antes.
Essa foi uma das maiores pedras encontradas, um cristal Poudretteite de aproximados 22 quilates. No entanto, esse cristal acabou sendo cortado em uma gema de aproximados 9,41 quilates
Ainda assim, a gema de espécime documentada encontrada em Magok na Birmânia ainda é considerada uma das maiores joias Poudrette já encontradas.
Após ser documentada, a joia foi descrita como uma espécie de prisma hexagonal cujo formato se assemelhava a um barril.
A pedra era de coloração rosa claro quase incolor, tendo sua dimensão mais longa de 5 mm e com dimensões equidimensionais profundamente gravados.
Hoje a gema Poudretteite é reconhecida como uma das pedras preciosas mais raras e atraentes. E considerada, até mesmo, quase perfeita.
Até o ano de 2007, apenas mais 30 pedaços pequenos de Poudrette foram encontrados na pedreira de Magok. Essas pedras eram brutas e foram divididas e vendidas para compradores de outros países.
Veja também:
Gemologia: o estudo das pedras preciosas
Informações sobre a pedra preciosa Poudretteite
Atualmente, existem apenas 11 tipos de pedra preciosa Poudretteite e estão organizadas em apenas duas categorias:
- Únicas
- Preciosas
Muitas dessas 11 pedras possuem a cor original da Poudretteite, que é a cor em que foi encontrada: rosa quase transparente.
No entanto, a Poudretteite possui outras cores mais comuns em que ela pode ser encontrada atualmente. Essas cores são:
- Incolor
- Rosa
- Roxo
- Transparentes
A cor da pedra preciosa Poudretteite é causada pelo Manganês, principal e único elemento que afeta essa cor.
Sua cor original possibilita que essa pedra também seja facilmente confundida com Sugilita. Todavia, há características em suas cores que podem diferenciar uma pedra da outra:
- A Poudretteite é um mineral de cor original transparente
- A Sugilita possui uma coloração translúcida
Onde a Poudretteite pode ser encontrada?
A pedra preciosa Poudretteite pode ser encontrada em Xenólitos de mármore em um complexo de garbo. Existem pelo menos alguns lugares específicos onde essas substâncias podem ser encontradas juntamente com a pedra. Veja:
Canadá
- Quebec
- Monterége
- Rem La Vallée-du-Richelieu
- Mont Saint-Hilaire
- Pedreira de Poudrette
- Pedreira Uni-Mix
- Carriere Mont Saint-Hilaire
Myanmar
- Região de Mondalay
- Distrito de Pyin-Do-Lwin
- Mogok Township
- Kyatpyin North
- Kyrek-Sin (Elefante da Rocha)
- Ohm-bin-ywe (Mina de Coqueiros)
- Pein-Pyit (Painput Ryan Guit)
- Mina de Pyant Gui (Pyan Gyi)
Qual o preço de uma pedra preciosa Poudretteite?
A pedra Poudretteite mais cara atualmente custa em torno de USD 45084,00, cerca de R$ 187.549,44, com um peso equivalente de CTS 8,63
A mais barata custa em torno de USD 112,50. Valor equivalente em reais a R$ 468,00, com um peso equivalente de CTS 0,26.
Veja também:
Escala Mohs: tudo sobre a dureza dos minerais
Composição da Poudretteite
A Pedra rara e preciosa Poudretteite possui um peso em moléculas de 912,90 mg. E tem como seus principais componentes:
- Potássio
- Sódio
- Silício
- Boro
- Oxigênio
Deixe seu comentário