Você já ouviu falar sobre a moldavita, pedra natural de rara beleza formada pelo impacto de meteoros sobre a Terra há mais de 15 bilhões de anos atrás? Então confira todas as curiosidades e benefícios que ela proporciona ao corpo e ao espírito!
Origem da moldavita
A moldavita é um cristal esverdeado formado pelo impacto de meteorito que caiu sobre a Terra há mais de 15 bilhões de anos atrás na cidade de Moldávia, na República Tcheca. Seu aspecto é muito parecido com vidro derretido que se solidificou formando cristais naturais de alguns centímetros e de rara beleza. Cientistas acreditam que ela seja um tipo de tectita, que são objetos vítreos naturais, formados pelo impacto de meteoros sobre a crosta terrestre.
Veja também: Sodalita: tudo sobre beleza e significado do cristal
Encontrada em 1787, próxima ao Rio Moldau, que atravessa a cidade de Praga, na República Tcheca, a moldavita é um cristal raro, encontrado no meio da areia, sendo a única tektite que pode ser lapidada e usada em joalheria. Atualmente podem ser encontradas nas regiões mais frias e nevadas da República Tcheca como na Checoslováquia, e no sul de Praga, em regiões como a Boémia e a Moravia.
Raríssimos exemplares do cristal, imenso a sua vasta coleção, podem ser encontrados no Museu de Praga, na República Tcheca. Entre eles, a maior moldavita já encontrada, um exemplar com peso de 265,5 gr, proveniente de Slavice, região da Morávia.
Lendas e mitos
Entre tantas, existem duas teorias que são aceitas sobre a origem da moldavita. Uma delas afirma que os cristais provem de um meteorito de caiu sobre a Terra cerca de 15 bilhões de anos atrás. A outra teoria afirma que eles provem de rochas que derreteram quando foram atingidas pelo meteorito. De qualquer forma, as duas teorias são unânimes em afirmar que a modalvita resulta da fusão de energias da Terra com energias extraterrestes.
A moldavita é um cristal usado a milhares de anos como poderoso talismã pelos povos Neolíticos, ou na Idade da Pedra Polida, do leste Europeu. No século XX, mais precisamente no dia 8 de agosto de 1908, em um sítio arqueológico localizado a 30 metros do rio Danúbio, na região de Willendorf, na Áustria, o arqueólogo Josef Szombathy, resgatou das profundezas da terra a estátua de 11,1 cm de altura, da Vênus de Willendorf ou Mulher de Willendorf.
Juntamente com a Vênus de Willendorf, esculpida com calcário constituído de oolíticos, material próprio o Período Jurássico Francês, de coloração avermelhada, o arqueólogo também resgatou amuletos de cristal de moldavita e pontas de flechas e ferramentas destinadas ao corte. Assim, calcula-se desde os anos 90, que tanto a estátua como os outros objetos, tenha sido esculpida há 22.000 ou 24.000 mil anos.
Veja também – Tudo o que você sempre quis saber sobre o quartzo rosa
Durante muitos séculos, no folclore da República Tcheca, os povos acreditavam que a moldavita proporcionava harmonia aos relacionamentos conjugais, e foi utilizada para presentear os recém-casados durante muitos séculos.
A moldavita e o Santo Graal
Muitas são as lendas em torno do Santo Graal e entre elas é que a moldavita, tida na antiguidade como um tipo de esmeralda caída do céu, fazia parte da decoração do cálice feito em metal. Em outra, o cálice foi esculpido a partir do cristal de moldavita. Mais recentemente, acredita-se que o cálice no qual Jesus bebeu na Última Ceia, foi esculpido em pedra calcária e decorado com pedras preciosas, incluindo a moldavita.
Em torno de todas essas lendas, atribui-se na atualidade ao cristal de moldavita, símbolo de nobreza e geralmente é oferecida como presente entre os aristocratas.
A moldavita e o século XXI
Acredita-se que a moldavita seja o cristal ideal para a elevação espiritual da humanidade no século XXI. A busca incessante por equilíbrio, paz interior, desenvolvimento espiritual e união com o Uno, faz do cristal um importante aliado nessa busca. Cristal capaz de abrir as portas para uma evolução interior, a moldavita trás mudanças rápidas e significativas na vida das pessoas que a possuem.
O cristal também é um poderoso aliado no momento atual da evolução do planeta, canalizando as energias da Nova Era, acelerando a nossa evolução espiritual, aumentando a nossa capacidade de emitir Luz para a cura do planeta Terra. A maldovita é vista como um catalizador para mudanças físicas, espirituais e emocionais.
A moldavita acalma e relaxa a mente fazendo com que ela se abra para novas oportunidades e busque novas experiências. Auxilia a libertação de bloqueios que impedem de conquistarmos os nossos sonhos e de atingir os nossos maiores objetivos na vida. O cristal também promove uma limpeza profunda em todo o nosso ser. Assim, acelera o crescimento do nosso lado espiritual e a expansão da consciência.
Veja também – Peridoto: saiba tudo sobre esse cristal de proteção energética
O cristal acelera o caminho da descoberta de nós mesmos e abre as portas de comunicação com as dimensões superiores, conectando-nos com as mais elevadas e puras energias de luz e amor que existem no infinito. A moldavita facilita os estados alterados de consciência como a meditação e a hipnose, além de proporcionar sonhos reveladores, auxiliando a descobrir e a seguir o caminho correto, além de alinhar e limpar bloqueios dos chackras.
A moldavita nos protege das energias negativas, combatendo-as e bloqueando-as imediatamente. O cristal possui a capacidade de elevar as vibrações de nosso corpo etéreo e astral. Por possuir vibrações bastante elevadas, a moldavita é um cristal de transformação sendo capaz de abrir todos os chackras. Age de forma particular nos chackras cardíaco, da coroa e do terceiro olho.
Efeitos terapêuticos da moldavita
A moldavita nos proporciona o entendimento claro da manifestação dos males físicos e das doenças nos auxiliando na busca pela cura. O cristal também tem sua energia potencializada quando usado em conjunto com outras pedras e cristais. Ela aumenta a nossa energia vital, favorece terapias como o Reiki e de Cura Reconectiva e auxilia no tratamento da depressão e problemas emocionais, bem como do autismo, epilepsia e outros desequilíbrios mentais.
O cristal também é benéfico no tratamento de problemas respiratórios como a asma e a bronquite, além propiciar a melhoria do aparelho reprodutor, aumentando a fertilidade. A moldavita promove rapidamente a cura do corpo físico por aumentar a consciência dos guias espirituais de curas.
Deixe seu comentário