Quartzo Rosa
Início » Tudo o que você sempre quis saber sobre o quartzo rosa

Tudo o que você sempre quis saber sobre o quartzo rosa

Conhecido em boa parte do mundo em função de tudo o que significa, o Quartzo Rosa é um artefato que ganha destaque no Brasil não só por suas propriedades minerais, mas também por ser conhecida como a pedra do amor.

Muito mais que um simples item de moda, acredita-se que ela possa ajudar na cura interior e até purificação emocional e física do corpo, tudo isso por meio da ativação do Chakra do coração.

Veja também: O poder e a beleza da Turmalina Rosa

As crenças associadas a essa pedra, dão conta ainda de que ela também pode ajudar a repelir energias negativas, fortalecendo por outro lado as vibrações amorosas e permitindo maior harmonia em relações já estabelecidas, contribuindo ainda com o bom ambiente familiar.

Essas são apenas algumas das crendices populares relacionadas ao Quartzo e mais particularmente ao Quartzo Rosa. Na sequência falamos mais detalhadamente sobre isso e apresentamos ainda outros fatores que contribuem com a fama desse mineral.

Características e propriedades do Quartzo Rosa

Na prática, o Quartzo Rosa é membro da família dos Quartzo, sendo composto por elementos como sílica, dióxido com magnésio, fósforo, ferro, magnésio e cálcio.

De modo geral, o mineral pode se apresentar em diferentes tons de cor, variando do rosa pálido até o rosa profundo, possuindo ainda em determinados casos um tom mais alaranjado ou levemente lilás. Entre os principais regiões em que a pedra pode ser extraída, está, por exemplo, o Brasil, além de Madagascar e Estados Unidos.

Proprieades místicas e espirituais

Falando sobre as crenças relacionadas aos poderes do Quartzo Rosa, podemos destacar que ele também é visto como uma proteção para irradiações terrestres e aquáticas, além daquelas produzidas por aparelhos tecnológicos como computadores e smartphones.

Não obstante, no passado também acreditava-se que a pedra possuía o poder da reconciliação e do amor. Essa linha de pensamento foi seguida por muitas civilizações ao longo dos séculos, mas teria tido origem no mundo romano.

Quartzo Rosa

Vale destacar ainda que, mesmo atualmente, muitos cristãos associam a pedra ao amor e ao sangue de Cristo, o que representa uma espécie de renascimento místico. Por outro lado, os hindus há muitos anos consideram a pedra como um símbolo da Mãe Divina.

Outros simbolismos observados em relação à pedra inclui ainda a regeneração e à alquimia. Sem contar que há também uma tese que defende que a pedra ligeiramente lilás, pode ter o seu poder amplificado, podendo agir até mesmo em favor da inspiração e criatividade.

Os significados do Quartzo

Considerado como o cristal mais importante para o coração, o Quartzo Rosa é envolto em muitos significados relacionados às suas propriedades. O primeiro dele diz respeito a um suposto ensinamento sobre a verdadeira essência do amor, permitindo uma melhor compreensão do amor como sentimento pleno.

Outro significado seria o de inspirar a cura emocional e fortalecer o amor próprio, podendo até mesmo acalmar a mente e minimizar preocupações, ajudando assim a promover a paz interna.

Veja também – Pedra Aquamarine (ou Água Marinha): tudo sobre a pedra

Esse tipo de significado está associado às vibrações poderosas que em tese a pedra emite. Acredita-se que essas vibrações possam agir a nível celular e reprogramar fatores que contribuem para uma longevidade.

Em outras palavras, a crença sugere que o Quartzo Rosa ajuda prolongar a vida por meio da eliminação das energias negativas e substituição por vibrações de amor.

Efeitos do Quartzo Rosa na saúde

Não existem estudos científicos que comprovem a existência de poderes medicinais no Quartzo Rosa. Apesar disso, porém, muitos acreditam que suas supostas propriedades terapêuticas possam contribuir com o tratamento de uma série de problemas relacionados á saúde.

A lista de possíveis benefícios com base nisso, portanto, inclui:

  • estabilização do coração e circulação sanguínea, amenizando o estresse e contribuindo até no combate a Alzheimer e Parkinson;
  • combate a problemas renais e nas glândulas suprarrenais;
  • alívio de vertigens
  • eliminação do medo e da ansiedade; e
  • equilíbrio de emoções e sentimentos tanto em adultos quanto em crianças.

Quartzo Rosa

Efeitos emocionais e espirituais do Quartzo Rosa

Em relação aos possíveis efeitos espirituais relacionados ao Quartzo Rosa, as crenças estão relacionadas às partículas do mineral, que em tese, liberam um topo de energia.

Isso seria o combustível para oscilações delicadas capazes de irradiar doçura, paz, imaginação e amor. Essas irradiações teriam profunda capacidade de penetrar fundo no corpo, oferecendo paz interior, autoconfiança, melhor espiritualidade e até melhorando a autoestima.

Graças a essas características, o mineral seria ainda capaz de curar feridas sentimentais mais arraigadas no íntimo, incluindo aquelas relacionadas a problemas familiares.

Não obstante, ele ainda é apontado como aliado da sensibilidade do coração enfurecido e da estabilização emocional relacionado a carência ou traumatismo experimentado quando criança.

Chakras associados ao Quartzo Rosa

Devido às suas propriedades e toda mística relacionada, o Quartzo Rosa também é associado a chakras. Na lista dos mais comumente mencionados estão:

  • 4º chakra (chakra do coração) – pode fomentar o carinho e a paz, incentivando ainda o amor;
  • 6º chakra (chakra do terceiro olho) – está mais relacionado ao Quartzo Rosa com tonalidade levemente voltada ao lilás. É particularmente associado a momentos de meditação, podendo se relacionar a assuntos que remetem ao amor, podendo contribuir com dedução e adivinhação; e
  • 7º Chakra (chakra coronária) – associado à consciência do amor divinal.

Como limpar o Quartzo Rosa

Devido às particularidades do Quartzo Rosa, muitos recomendam uma limpeza sistemática do mineral, especialmente após o uso em sessões de terapia. O objetivo nesse caso, é naturalmente fomentar uma recarga energética e purificação da pedra.

Veja também – Azurita: saiba tudo sobre a beleza e o poder da pedra

Para esse fim, o mais utilizado é água corrente ou até água destilada salgada, mas também é possível utilizar soro fisiológico. Além da limpeza, no entanto, acredita-se que para uma boa recarga de energia seja importante expôr o mineral ao sol da manhã (antes das 11 horas) ou do fim da tarde por um período de 10 a 15 minutos.

Vale destacar, no entanto, que a exposição ao sol forte é desaconselhada, pois nesse caso o Quartzo Rosa pode ter sua cor e propriedades ameaçadas.

Nota sobre este conteúdo

Todas as suas dúvidas sobre o Quartzo Rosa foram esclarecidas? Esperamos que sim. Esclarecemos, contudo, que este é um material meramente informativo e que não visa incentivar qualquer ação relacionada ao mineral em questão.

Isso porque qualquer eventual elemento terapêutico jamais deve substituir a medicina convencional ou conselhos e diagnósticos de um médico.

Deixe seu comentário