Água Marinha
Início » Você conhece a água-marinha? Saiba tudo sobre essa pedra!

Você conhece a água-marinha? Saiba tudo sobre essa pedra!

O estresse anda atrapalhando a sua vida? Conheça a água-marinha, incrível gema brasileira capaz de aliviar o estresse e a ansiedade!

Família dos berilos

Você sabia que água-marinha pertence à família dos berilos? Veja que interessante!

Veja também: Azurita: saiba tudo sobre a beleza e o poder da pedra

Berilo, nome que tem origem no termo grego beryllos, que significa bela pedra esverdeada da água do mar, possui variações consideradas preciosas e semipreciosas e pode ser encontrado tanto em pequenas quanto em grandes dimensões.

Entre as variações de pedras preciosas mais procuradas estão a esmeralda, que é o berilo verde, a morganita, que é o berilo rosa e a água-marinha, que é o berilo azul-esverdeado.

Embora o seu visual tenha um aspecto marítimo, o mineral de formato hexagonal é encontrado em locais onde o estanho e o tungstênio são abundantes.

Com um especial brilho vítreo e transparente, a pedra pura é incolor, mas devido às mesclas com outros elementos ela pode ser encontrada nas cores amarela, branca, azul, verde e vermelha.

O berilo é um mineral muito requisitado, não somente por sua extrema beleza e delicadeza, mas também por seu enorme poder de cura e proteção. Os elementos que compõem o berilo promovem melhorias na saúde em geral, além de ser um forte aliado no equilíbrio mental e emocional, proporcionando tranquilidade e bem-estar.

Características da água-marinha

A composição básica da água-marinha é o ferro que, em contato com a luz, gera a coloração azul-esverdeada. Seu nome tem origem no termo latim aquamarine, que significa água do mar. As variações de cor da gema vão desde o azul-celeste até o azul-marinho, mas sempre mantendo um tom esverdeado.

A água-marinha, assim como a esmeralda e o diamante, tem origem na consolidação do magma, em virtude da grande pressão que a lava recebe no interior da terra, fazendo com que ela se solidifique e se transforme em pedras.

Água Marinha

Seus cristais são prismáticos e hexagonais e chegam a atingir mais de 100 kg, sendo considerada a pedra preciosa mais típica do Brasil.

A pedra preciosa pode ser encontrada em várias partes do mundo como na Rússia, Índia, Madagascar, Itália, Estados Unidos, México, Afeganistão, entre outros, sendo o Brasil o maior exportador das pedras preciosas do mundo.

As jazidas brasileiras são consideradas as maiores de todo o planeta e as que produzem as pedras com a melhor qualidade. Em especial são as provenientes das jazidas de Minas Gerais, consideradas as mais valiosas do mundo!

A água-marinha na antiguidade

Desde a antiguidade, a água-marinha era utilizada pelos marinheiros para protegê-los de afogamentos e naufrágios. Os antigos navegadores também portavam a pedra preciosa para afastar seres mitológicos de suas embarcações como as sereias e os monstros, assim como para se protegerem das tempestades em alto mar e contra as entidades nefastas do plano espiritual.

Já os soldados gregos e romanos, quando saíam para grandes batalhas, levavam um exemplar da pedra para aumentar a coragem, evitar ferimentos e espantar o medo. Os antigos gregos também utilizavam a água-marinha como um amuleto para proteger os matrimônios, o amor e para limpeza espiritual. O povo do Oriente Médio acreditava que a pedra trazia paz, alegria e felicidade a quem a usasse.

A água-marinha era utilizada na antiguidade, especialmente pelos romanos, para fazer óculos, pois eles acreditavam que a pedra melhorava a visão. Segundo diz a lenda, o imperador romano Nero sempre carregava consigo óculos feitos de água-marinha.

Características energéticas da água-marinha

Um dos principais benefícios que a pedra proporciona é aliviar o estresse, devolvendo a serenidade e a paz interior. A água-marinha auxilia nos estados depressivos, aumenta a autoconfiança, tranquiliza a mente, eleva a espiritualidade, cura medos, dissipa pensamentos negativos e liberta de traumas.

A pedra preciosa também promove a fluidez das emoções, melhora a intuição e aumenta a criatividade.

A água-marinha ajuda a equilibrar o ambiente, deixando as energias mais harmônicas, estimula o desejo do perdão, cura as angústias e diminui o esgotamento mental.

Ela também favorece as parcerias e os casamentos, tornando o amor mais profundo e fiel, e é uma grande aliada nos períodos de desentendimentos entre os casais, fazendo com que a harmonia seja restabelecida.

Água Marinha

A água-marinha aumenta a clareza de pensamento, a tolerância, a disposição de espírito e proporciona um bem-estar geral. A pedra estimula os chakras cardíaco e laríngeo, promovendo a melhora de vários órgãos como o coração, garganta, gânglios linfáticos, vias respiratórias, olhos e o aparelho digestivo.

A pedra preciosa está associada aos signos de Aquário, Escorpião, Libra, Touro e Peixes, auxiliando os nativos desses signos a terem noites de sono mais tranquilas, principalmente se colocarem a pedra sob o travesseiro.

A água-marinha é o amuleto ideal para artistas, profissionais ligados à saúde e para os povos ribeirinhos.

Curiosidades sobre a água-marinha

Gostaria de saber algumas curiosidades sobre belíssima água-marinha? Veja só!

  • Não existe água-marinha sintética e muitas vezes o topázio natural ou o espinélio sintético são comercializados fraudulosamente como sendo a pedra preciosa;
  • A água-marinha mais valiosa é a azul e quanto mais escura for, maior o seu valor;
  • A maior pedra preciosa conhecida foi encontrada em Marambaia (MG), e pesava 111 kg, medindo 45 cm de altura e 38 cm de largura. A água-marinha foi lapidada em forma de obelisco, medindo 36 cm de altura, com aproximadamente 2 kg, e recebeu o nome de D. Pedro. Desde 2012 está em exposição permanente no Museu Nacional de História Natural de Washington, nos Estados Unidos;
  • Em Araçoari, também em Minas Gerais, no ano de 1974 foi encontrada outra pedra preciosa, porém menor, pesando 65 kg. Foi batizada com o nome de Cachacinha em homenagem ao garimpeiro que a encontrou;
  • Na década de 50, em Marambaia, distrito de Teófilo Otoni, MG, considerada a capital das pedras preciosas, foi encontrada outra água-marinha pesando 35 kg. Por sua profunda beleza e coloração azul-esverdeada, foi batizada com o nome de Martha Rocha, que era a Miss Brasil da época;
  • Também no distrito de Teófilo Otoni, na lavra de Garajaú, for encontrada uma pedra preciosa que pesava 61 kg e foi batizada com o nome de Lúcia.

Deixe seu comentário