Pedras brasileiras
Início » Pedras Brasileiras: conheça 7 que são simplesmente incríveis!

Pedras Brasileiras: conheça 7 que são simplesmente incríveis!

Não é nenhuma novidade que existe uma grande variedade de pedras brasileiras que são, inclusive, reconhecidas mundialmente. Desde a colonização, diversas pedras foram descobertas nos nossos rios e minas e têm encantado o mundo inteiro.

Acompanhe nosso texto e conheça as 7 pedras brasileiras que selecionamos para você conhecer e admirar ainda mais estas maravilhas nacionais.

As pedras brasileiras mais incríveis

Embora o Brasil seja mais famoso por coisas como futebol, carnaval e o povo frequentemente amigável, a fama do país no exterior não para por aí. As pedras brasileiras têm reconhecimento mundial e, inclusive, o país é responsável pela extração de algumas variedades consideradas raríssimas.

Veja também – Pedra Citrino: muita beleza e energia nessa linda pedra amarela

Confira a seguir algumas das mais lindas pedras brasileiras e saiba como estas belezas naturais podem ajudar no seu dia a dia.

Quartzo

Estas pedras brasileiras podem ser encontradas de norte a sul do país e são consideradas bastante comuns. As características podem ser muito diferentes em cada pedra. Elas variam muito em cor e tipo, mas são indiscutivelmente lindas e poderosas.

Embora as cores influenciem algumas características do quartzo, a maior parte destas pedras conta com um enorme poder de cura.

Turmalina

Minas Gerais e a Paraíba são as principais fontes destas maravilhosas pedras brasileiras. A Paraíba é, inclusive, lar de uma variedade única da pedra que atrai a curiosidade por sua coloração e beleza: a turmalina paraíba, também conhecida como turmalina azul, a variedade mais preciosa dessa pedra.

Turmalina paraíba
Turmalina paraíba

A turmalina paraíba é considerada uma das pedras mais raras do mundo e, por isso, o preço de pedras muito pequenas pode ser altíssimo. Ela já foi encontrada em pequenas quantidades em minas da Nigéria, Moçambique e do Rio Grande do Norte, mas aquelas originárias da Paraíba continuam sendo consideradas as de melhor qualidade.

Estas pedras são ótimas ferramentas quando usadas para a purificação. Ajudam, com muita eficiência, a afastar energias negativas que podem afetar ambientes e pessoas.

Também têm em sua simbologia ligação com o amor e a amizade, além de um longo histórico de uso como amuleto.

Água-marinha

Essa bela pedra de coloração azul esverdeada é usada como amuleto de proteção há séculos, principalmente por marinheiros e pescadores.

Pertencente à família dos berilos, a água marinha é uma parente próxima das esmeraldas e tem o Brasil como seu principal exportador.

Embora muitos outros países tenham minas de berilo, de onde a água-marinha é extraída, as pedras brasileiras são consideradas as de melhor qualidade. Elas podem variar de uma coloração quase transparente com um leve toque azulado, até um azul esverdeado mais forte.

O Brasil inclusive criou todo um conjunto de jóias para enviar como presente para a Rainha Elizabeth II. As peças foram enviadas aos poucos desde sua coroação e seguiu ao longo dos anos, conforme as pedras corretas eram encontradas.

O conjunto incluía uma tiara, um colar, uma pulseira e um broche de água-marinha. A rainha parece ter gostado o bastante delas, tendo usado diversas vezes em aparições públicas.

A água-marinha é uma ótima aliada para combater o stress e tentar buscar a paz de espírito. Por isso mesmo, muitas pessoas escolhem tê-la por perto quando praticam a meditação.

Olho de gato

Também conhecidas como olho de tigre, estas pedras brasileiras são encontradas principalmente em minas na Rússia, no Sri-Lanka, na África e, claro, no Brasil. Seu visual é bastante semelhante ao olho de um felino e, por isso, pode ser um ótimo amuleto para leoninos.

Esta pedra é muito eficiente para estudantes, pois facilita o aprendizado e favorece a concentração. Ela também é usada como pedra de proteção há muitos anos, por ter o poder de transformar energias e pensamentos negativos em positivos.

O olho de gato é um crisoberilo cimófano, que na escala de dureza é considerada uma das pedras mais duras. Isso quer dizer que ele é muito resistente e pouquíssimas outras pedras podem riscá-lo.

Olho de gato
Olho de gato

Topázio

O topázio é uma das pedras brasileiras mais famosas. Seu aspecto translúcido e âmbar chama facilmente a atenção e faz dele um objeto de desejo para muitos amantes de jóias ou entusiastas do mundo das pedras e cristais.

Minas Gerais é a maior fonte da variedade mais desejada e valiosa desta pedra: o topázio imperial. Embora ele seja encontrado em diversas cores como rosa, lilás, amarela e avermelhada, o mais desejado geralmente é o de coloração âmbar.

Para aqueles que buscam significados, forças e energias nas pedras, o topázio também é uma pedra muito valiosa. Cada cor tem sua especialidade, mas todas são grandes fontes de energia. São especialmente indicados para pessoas que precisam lidar com a criatividade.

Morganita

Esta pedra pode não ser tão popular, mas é indiscutivelmente bela. A falta de popularidade, porém, tem um motivo simples: a morganita demorou muito tempo até ser reconhecida por um nome próprio, apesar de utilizada há muitos anos como ornamento.

Esta pedra é uma ótima aliada para aqueles que carregam preocupações demais. Ela ajuda a se desfazer de pesos inúteis e ajuda atrair o amor.

Ela é especialmente indicada para mulheres por ajudar a encontrar sua força interior, além de favorecer a beleza. É também uma ótima indicação de pedra para representar o divino feminino.

Alexandrita

Mais uma pedra da família dos crisoberilos, a alexandrita é considerada rara e tem uma beleza exótica. Embora tenham encontrado essa variedade inicialmente na Rússia, antes do reinado do Czar Alexander II, ela também é encontrada em minas brasileiras.

Sua principal característica e motivo para ser tão adorada é a capacidade de mudar de cor de acordo com as luzes que absorve. O efeito é absolutamente impressionante e faz dela uma pedra bastante versátil. Por ser membro dos crisoberilos, ela também tem uma alta durabilidade e pode ser muito difícil arranhá-la.

Por sua mudança de cor, é considerada uma ótima pedra para momentos de mudanças bruscas e regeneração. Também é bastante ligada à energia feminina e oferece vantagens significativas quando os momentos exigem elegância e classe. Esta pedra atrai energias positivas e mantém as negativas distantes.

Considerações finais

Embora algumas pessoas até possam esquecer, as pedras brasileiras são famosas no mundo inteiro e suas energias são poderosíssimas.

Tenha sempre alguns exemplares de pedras nacionais no seu acervo e sempre cuide muito bem destas preciosidades que a natureza nos ofereceu.

Deixe seu comentário