Turmalina paraíba
In√≠cio ¬Ľ Bonita e rara: saiba tudo sobre a turmalina para√≠ba

Bonita e rara: saiba tudo sobre a turmalina paraíba

Você deve conhecer a turmalina. Se nunca a viu, já deve ter ouvido falar. Porém, a turmalina paraíba é uma pedra muito mais exótica do que você imagina. De uma cor azul inconfundível e com um brilho incrível, estamos falando de uma pedra que, hoje, é considerada a mais rara do mundo.

A história da turmalina paraíba

Foi em 1980 que essa beleza em forma de pedra foi encontrada pela primeira vez. Como você já deve imaginar e como o próprio nome indica, a turmalina paraíba foi descoberta no estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil, mais precisamente no distrito de São José da Batalha, localizado no município de Salgadinho, região metropolitana de Patos.

Veja também: Magnetita: para que e como pode ser usada? Saiba tudo aqui

Na época, a mina onde a rara pedra foi encontrada estava sob supervisão de Heitor Barbosa que, por sua vez, já estava trabalhando no local há cerca de 8 anos.

O momento de desconfiança

O primeiro exemplar encontrado da turmalina paraíba era de um azul muito intenso, nunca antes observado nas turmalinas comuns conhecidas até então. Na época, muitos pensaram tratar-se de uma falsificação.

Foi para elucidar as coisas que, em 1989, 9 anos após sua descoberta, a pedra foi enviada para o maior laboratório de pedras de todo o mundo, o Instituto de Gemologia da América, localizado nos Estados Unidos. Depois de algumas análises, concluiu-se que se não se tratava de uma falsificação, mas sim de uma pedra nova, nunca vista antes.

Hoje, os exemplares mais bonitos continuam saindo de S√£o Jos√© da Batalha. No entanto, existem tamb√©m outras duas minas na regi√£o, por√©m, do outro lado da divisa, Rio Grande do Norte. Na √Āfrica, mais precisamente em Mo√ßambique e na Nig√©ria, existem tamb√©m mais duas minas onde √© poss√≠vel encontrar a turmalina para√≠ba.

Sendo assim, a turmalina para√≠ba √© encontrada em apenas 5 minas em todo o planeta. Sua produ√ß√£o √© realmente escassa, na verdade, quase extinta, o que a torna cada vez mais cara e cobi√ßada ‚Äď e o que nos leva ao pr√≥ximo t√≥pico.

Cara e muito cobiçada

No Brasil, onde s√£o produzidas outras pedras raras al√©m da turmalina para√≠ba como, por exemplo, as esmeraldas verdes e o top√°zio imperial, existem algumas poucas joalherias que t√™m algumas pe√ßas com essa pedra preciosa. Como √© de esperar, elas s√£o guardadas a sete-chaves e s√£o para poucos: cada exemplar pode chegar √† casa dos R$ 3 milh√Ķes.

Turmalina paraíba

No exterior, a pedra √© ainda mais cobi√ßada. Grandes grifes como H.Stern, Dior e Tiffany vendem exemplares de joias com apenas uma turmalina para√≠ba por cerca de R$ 3,07 milh√Ķes.

Os diamantes, que sempre foram as pedras preciosas mais cobi√ßadas do mundo, perderam espa√ßo para a turmalina para√≠ba. Enquanto os diamantes custam, em m√©dia, 60 mil d√≥lares por quilate, a turmalina para√≠ba apresenta um valor inferior, mas ainda assim consider√°vel: cada quilate custa, aproximadamente, 30 mil d√≥lares ‚Äď mas dependendo das caracter√≠sticas, esse valor pode chegar √† casa dos 100 mil d√≥lares.

Composição e características

Uma das grandes caracter√≠sticas que diferem a turmalina para√≠ba das outras turmalinas √© a presen√ßa do cobre em sua composi√ß√£o qu√≠mica. √Č justamente esse composto que confere √† pedra o tom azul t√£o intenso e o brilho t√£o √ļnico e incompar√°vel ‚Äď essa pedra √© t√£o incrivelmente bela que parece at√© emitir luz. Essa mesma composi√ß√£o tamb√©m pode ser encontrada nas pedras encontradas na √Āfrica.

Veja tamb√©m –¬†Pedra √Ēnix: beleza estonteante e muito poder!

Além de grande quantidade de cobre, a turmalina paraíba também possui manganês e ferro em sua composição.

Embora seja encontrada em maior quantidade na cor azul intenso, a turmalina paraíba também está disponível em quase todas as cores do arco-íris. Essas são ainda mais raras.

Turmalina paraíba

Outras pedras preciosas encontradas no Brasil

Esmeraldas

Embora as primeiras esmeraldas tenham sido descobertas há aproximadamente 5 mil anos no Egito, hoje, é do Brasil que saem os melhores exemplares.

Em nosso país, uma das principais áreas de extração está localizada na serra da Carnaíba, no estão da Bahia. Lá, o mineral foi encontrado pela primeira vez em 1963.

A cor de uma esmeralda pode variar desde um verde mais pálido até um verde mais intenso e cheio de brilho. Porém, também é possível encontrar exemplares dessa pedra preciosa em tonalidades amareladas ou azuladas.

Como é de se imaginar, as pedras mais valiosas são aquelas de verde puro e intenso ou pouco amareladas. Além disso, a pedra possuir rachaduras ou impurezas ou ser muito transparente também são fatores que interferem em sua avaliação.

Top√°zio imperial

Se a turmalina para√≠ba, que pode ser encontrada em 5 minas, 3 no Brasil e 2 na √Āfrica, j√° √© t√£o rara e cobi√ßada, imagine s√≥ o top√°zio imperial. Essa gema, que possui um brilho irresist√≠vel, atualmente s√≥ pode ser encontrada em um local no mundo todo: Ouro Preto, Minas Gerais.

√Č nessa regi√£o que, h√° mais de 200 anos, jazidas s√£o exploradas em busca dessa que, de acordo com relatos, √© uma das pedras que mais fascinaram D. Pedro I, ainda l√° no s√©culo XIX. Dizem, portanto, que √© justamente da√≠ que nasceu seu nome: ‚Äútop√°zio imperial‚ÄĚ. Entretanto, outros acreditam que a gema foi batizada no per√≠odo dos Czares (entre 1547 e 1917), na R√ļssia, onde, supostamente, os primeiros top√°zios imperiais foram encontrados.

√Č considerado um top√°zio imperial somente a gema que apresenta as cores amarela, rosa, laranja, lil√°s e vermelho cereja. Dentre essas varia√ß√Ķes, a lil√°s √© a mais rara e cobi√ßada.

√Āgua-marinha

Essa variedade do berilo pode ser encontrada em v√°rios locais no mundo todo, por√©m, cerca de 90% das gemas de √°gua-marinha est√£o no Brasil, principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Esp√≠rito Santo, Rio Grande do Norte e Rond√īnia.

Foi em Minas Gerais que, em 1950, encontrou-se o que, na √©poca, era maior exemplo de √°gua-marinha j√° registrado, com cerca de 110 kg e dimens√Ķes de 48,5cm de comprimento e 42cm de di√Ęmetro. Por sua beleza, a gema ganhou o apelido de ‚ÄúMartha Rocha‚ÄĚ, a Miss Brasil daquele ano.

Em 1983, no Rio Grande do Norte, descobriu-se um novo exemplar de √°gua-marinha, ainda maior, com cerca de 149,1 kg e dimens√Ķes de 52,1cm de comprimento e 52,3cm de di√Ęmetro.

Sua cor pode variar desde o azul claro até o azul esverdeado, passando também por tons mais comuns de azul, azul intenso ou azul escuro.

Deixe seu coment√°rio